População não deve procurar vacinas apenas em casos de epidemia, alerta pediatra da Vida

População não deve procurar vacinas apenas em casos de epidemia, alerta pediatra da Vida

Muitos têm procurado a Clínica Vida, em Várzea Grande, para saber se há vacina contra o coronavírus por conta da epidemia desta nova doença

Diariamente dezenas de pessoas têm ligado na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT), em busca de vacina contra o coronavírus. Porém, explica a pediatra Sandra Monteiro, ainda não há vacina contra o coronavírus, cuja prevenção por enquanto são cuidados gerais para evitar a propagação de doenças de transmissão respiratória.

A médica observa que o surgimento do coronavírus (2019-nCoV) na China, que já levou à óbito cerca de 600 pessoas, acende mais uma vez o alerta para a importância da população manter o calendário de vacinação em dia.

“O que nós profissionais da saúde observamos é muitos só lembram de vacinas quando surge, por exemplo, a notícia do risco de pandemia, como ocorreu em 2009 com a gripe H1N1, as pessoas correram desesperadamente atrás da vacina. Quando surge um caso de meningite, as pessoas correm atrás da vacina. Porém, o mais importante é que todos mantenham o calendário vacinal atualizado”. A pandemia da gripe H1N1 levou à morte mais de 21 mil pessoas no Brasil.

A pediatra aproveita a preocupação com risco à saúde despertado com essa epidemia para lembrar que há imunização contra muitas outras doenças cujo risco de contágio pode estar muito mais próximo de todos, como a febre amarela, o sarampo e a gripe H1N1, por exemplo, muitas delas tão ou mais letais quanto esse novo vírus que tem assustado o mundo.

Sarampo

Dra. Sandra Monteiro também lembra a recente epidemia de sarampo no país, ainda em plena campanha para controle com muitos casos e óbitos desta doença que estava eliminada há muitos anos por conta da alta cobertura vacinal.

“Mas, o próprio sucesso da vacina faz com que as pessoas comecem a esquecer da doença e passar a ter medo dos possíveis eventos adversos da vacina que são raros, geralmente leves e muito dificilmente levam a uma complicação maior. Quem não conhece a doença fica com medo do que a vacina pode causar e não vacinam as crianças”, ressalta.

A redução cobertura vacinal, conforme a pediatra, trouxe o sarampo de volta. “Aí o vírus encontrou pessoas susceptíveis e a doença se disseminou, porque o sarampo é extremamente contagioso e uma pessoa com a doença pode infectar nove de cada 10 pessoas não vacinadas ao seu redor”.

Meningite

O surgimento de caso de meningite também faz as pessoas a correrem atrás de vacina. “Falando de meningite, vacinas contra muitas causas desta doença estão contempladas desde o início do calendário vacinal, como a meningite tuberculosa, a meningite por hemófilos, algumas meningites virais, como a causada pela caxumba, as meningites meningogócias”, pontua a médica, lembrando que todas estão distribuídas no calendário de vacinação pensando na melhor idade de resposta vacinal e maior exposição de riscos.

A importância de manter o calendário vacinal em dia é que a pessoa já se protege desde a idade mais indicada contra uma série de doenças infectocontagiosas que em décadas e séculos passados foram extremamente importantes e graves e hoje tem muita gente que nem conhece.

“Doenças infectocontagiosas são doenças causadas por algum agente patogênico como vírus, bactérias, fungos, parasitas e que podem ser transmitidas para outras pessoas”, define a médica.

Dra. Sandra Monteiro também destaca que muitas vacinas têm um tempo de proteção e precisam de reforços ou precisam ser indicadas em idades em que a exposição ou riscos aumentam. Devem ficar atentas as pessoas que têm riscos no trabalho, as gestantes e também aquelas que vão viajar para algum lugar cuja epidemiologia é diferente do Brasil.

A Vida Vacinas trabalha com todas as vacinas disponíveis no país, licenciadas para uso no Brasil pela Anvisa, tem vacinas em várias apresentações, podem vir isoladas ou combinadas.

 

Coronavírus

A enfermeira Letícia de Souza Ferreira, responsável técnica da Vida Vacinas, participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, quando foi fechado o fluxograma para o enfrentamento a uma eventual chegada do coronavírus a Mato Grosso. Participaram da reunião representantes das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e profissionais de unidades da rede pública e particulares de saúde.

 

Texto: Sandra Carvalho

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica