Consulta ao mastologista e mamografia anual são importantes para diagnóstico precoce do câncer

mastologista e cirurgião oncológico Dr. Pedro Fontes - Foto Priscila Russo

As mulheres que não apresentam sintomas de dores ou nódulos na mama devem a partir dos 35 anos de idade buscar um mastologista e realizar uma consulta. As que apresentam qualquer sintoma ou fazem parte do grupo de risco (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, idade acima dos 40 anos, menstruação precoce ou tardia, dentre outros fatores) devem procurar um mastologista o quanto antes.

O mastologista e cirurgião oncológico Dr. Pedro Fontes, que integra a equipe da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, com sede em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT), é quem dá as orientações. De acordo com o especialista, é recomendado para todas as mulheres acima dos 40 anos, realizar o exame preventivo da mamografia. “Depois dos 40 o exame deve ser feito anualmente”.

Dr. Pedro Fontes explica que mastologista é o médico especializado nas doenças da mama, benignas ou malignas. Ele participa dos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento, operação e reabilitação da paciente. Ou seja cuida da SAÚDE da mama.

É uma área que está evoluindo devido ao avanço tecnológico, que possibilita a descoberta de novas formas de tratamento e exames e um maior conhecimento sobre as doenças. A doença geralmente tratada pelos mastologistas é o câncer de mama, que anualmente atinge milhões de mulheres pelo mundo.

Como é a consulta

Durante uma consulta ao mastologista, ele primeiro faz algumas perguntas ao paciente, sobre seu histórico de saúde e familiar, seus hábitos e queixas, uma espécie de entrevista para coletar informações importantes, chamada de anamnese.

Depois é realizado o exame físico da mama e posteriormente alguns exames complementares são pedidos, para verificar se há algum problema, como a mamografia, que é o principal método de diagnóstico, a ultrassonografia e a ressonância magnética das mamas. A partir dos resultados, podem ser realizadas punções e biópsias para maiores conclusões.

Dependendo do diagnóstico, o mastologista vai ajudar o paciente durante o tratamento. “Mesmo que não haja nenhum sintoma anormal, ir ao mastologista anualmente a partir dos 40 anos é fundamental para a prevenção das doenças da mama e para diagnosticar o mais cedo possível qualquer problema que a paciente possa ter”.

Mamografia Digital

Consulta ao mastologista e mamografia anual são importantes para diagnóstico precoce do câncer
No Espaço Mulher as pacientes têm atendimento personalizado, com muito mais conforte e privacidade

A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde possui equipamento de Mamografia Digital Microdose, ou seja, com menor dose de radiação e menor necessidade de compressão. Equipamento de ponta que proporciona às pacientes um maior conforto, além da alta precisão no resultado do exame.

A Vida também tem um espaço exclusivo e dedicado para cuidar da saúde da mulher. O Espaço Mulher é uma área reservada e somente mulheres podem entrar para fazer seus exames utilizando uma roupa exclusiva, prática e confortável.

E com a mesma roupa ela pode se deslocar entre uma sala e outra para fazer exames como a mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, densitometria óssea sem ter que fazer isto na frente do médico ou da auxiliar. É um espaço para as mulheres se sentirem mais à vontade e confortável.

Texto: SC Assessoria

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica