Alergias podem ser diagnosticadas por meio de testes no consultório do especialista

Teste de alergia é um exame diagnóstico que auxilia a identificação da resposta alérgica de uma pessoa, auxiliando assim no diagnóstico específico do agente causador da alergia. Os agentes causadores de alergia são os mais variados e vão desde poeira domiciliar, alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros.

Existem exames específicos e variados para identificação destes agentes. Quem explica é o otorrinolaringologista Henrique Leão Guedes, que integra a equipe de especialistas da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, com sede em Várzea Grande.

Alguns testes de alergia, explica ele, podem ser realizados em consultório por um médico, sendo recomendado quando a pessoa apresenta sinais e ou sintomas de algum tipo de alergia. A avaliação da alergia também pode ser feita por meio de exames de sangue, que identificam e quantificam um marcador de alergia presente no sangue. Existem marcadores específicos para várias substâncias, que vão desde alimentos, corantes, medicamentos, alérgicos respiratórios, e outros.

Dr. Henrique Guedes informa que também podem ser realizados testes cutâneos que diagnosticam o problema em pessoas com suspeita clínica de alergia e a reação positiva consiste na formação de uma pápula elevada na pele.

“A Vida Otorrino, visando dar um atendimento mais personalizado aos seus pacientes com quadros de rinite, dispõe de kit para realização de diagnóstico deste tipo de alergia”, pontua o médico.

Rinite

Um dos tipos mais comuns de alergia respiratória em todo o mundo é a rinite e afeta diariamente milhões de pessoas no Brasil, sendo comum tanto em crianças como em adultos. Os sintomas incluem obstrução nasal, espirros, coriza, perturbações no sono e fadiga.

Pode ser desencadeada por ácaros, poeira, pelos de animais, pólen, entre outros. O diagnóstico é feito pela clínica, somada a testes cutâneos e análise sanguínea.

Alergia alimentar

A alergia alimentar também é uma das alergias comuns e pode ser bastante grave se não for diagnosticada a tempo. Os sintomas iniciais são erupções na pele, urticária, náuseas e diarreia. O grande perigo é quando ocorre uma reação anafilática, que pode causar uma inflamação severa na garganta, obstruindo a respiração e causando até a morte.

Os alimentos campeões em causar esse mal são o amendoim, amêndoas, nozes, ovos, caju e crustáceos em geral. O diagnóstico é feito por meio de testes cutâneos e sanguíneos, que detectam a presença de anticorpos específicos.

Eczema de contato

O eczema de contato é a alergia que ocorre quando a pessoa entra em contato com uma determinada substância que causa o problema, como metais — co mo o níquel, o alumínio e o cromo — ou algumas substâncias químicas. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em adultos.

Os sintomas incluem coceira e vermelhidão na região em questão. O diagnóstico é feito, sobretudo, com a observação da área afetada, mas também existem testes de sensibilidade.

Urticária

A urticária é outro tipo de alergia bastante comum. As causas são as mais diversas e podem incluir o contato com ácaros, alimentos, medicamentos, pólen, picadas de insetos, entre outras.

Até mesmo estímulos como o frio ou calor excessivos e situações de estresse podem precipitar o surgimento do problema. O sintoma mais evidente é a presença de manchas avermelhadas e pápulas que causam coceira.