Além da máscara: veja dicas para voltar ao cinema em segurança na pandemia

Além da máscara: veja dicas para voltar ao cinema em segurança na pandemia

A reabertura das salas de cinema e teatro do Distrito Federal está autorizada desde 3 de setembro por meio de um decreto do GDF. Embora apenas a rede Cineflix do JK Shopping esteja em funcionamento desde então, as demais salas de cinema continuam fechadas, mas devem reabrir as portas em breve.

Apesar de muito aguardado pelo cinéfilos, o retorno pede cautela. O decreto estabelece regras a serem cumpridas pelos espaços culturais, como a disponibilização de produtos para higienização de mãos e sapatos, a limpeza regular de aparelhos de ar-condicionado e a higienização das poltronas entre as sessões. Mas os clientes também precisam fazer a própria parte.

Médica patologista do Laboratório Exame, Natasha Slhessarenko lembra da importância de manter os cuidados adotados durante a pandemia da Covid-19 mesmo dentro das salas de exibição, quando as luzes são apagadas, e dá dicas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Uso de máscara
máscara foi adotada como uma das principais ferramentas para diminuir o risco de contaminação e não deve ser retirada dentro da sala de cinema. Para diminuir o risco da infecção, o ideal é que ela cubra o nariz e a boca, esteja bem adaptada ao rosto e tenha camadas o suficiente para evitar a passagem do vírus.

“Existem máscaras que não cumprem o papel de filtro que deveriam exercer. Para mim, o uso delas vai ser uma nova ordem mundial por muitos meses ainda. Essa pandemia ainda vai se manter por algum tempo”, acredita Natasha.

Etiqueta respiratória
Para a patologista, as pessoas precisam ter consciência e responsabilidade de cuidar pela segurança coletiva. Mesmo com a máscara, quando for tossir ou espirrar, o ideal é encobrir o rosto com o cotovelo ou o antebraço. “Não deixe a dispersão do vírus acontecer. Dependendo da máscara, se ela for muito fina, ele vai passar”, ressalta Natasha.

Distanciamento social
O decreto estabelece que os ingressos sejam vendidos apenas pela internet para evitar as filas e aglomerações. Dentro das salas de exibição, os clientes devem se sentar em fileiras intercaladas, sempre com uma ocupada e outra desocupada.

O ideal é que as pessoas respeitem o distanciamento de um metro e meio tanto na entrada do cinema quanto na hora de se sentarem. “É importante que essas cadeiras mantenham pelo menos um metro e meio de distância entre um e outro. Pessoas da mesma família, que convivem no mesmo ambiente, até podem se sentar juntas mas, idealmente, respeitando o distanciamento de uma cadeira”, pondera a médica.

 

Fonte: Metrópole

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica