‘Se toque’: Clínica Vida na campanha Outubro Rosa

'Se toque': Clínica Vida na campanha Outubro Rosa

Neste mês é celebrado o “Outubro Rosa”, campanha onde especialistas e entidades destacam a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, o tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde participa da campanha este ano com o slogan “Caia de peito nesta luta. Se toque”.

Além da má qualidade de vida ser fator de risco para o desenvolvimento da doença, a genética também pode desencadear o câncer, conforme explica Dr. Germano Alves, médico de família da equipe da Vida.

“É muito importante identificar pacientes em estágio inicial e rastrear pacientes assintomáticas auxilia na redução da mortalidade e a morbidade das pacientes”, orienta.

A idade é um dos fatores de risco mais importantes para a doença. Dr. Germano Alves aponta que quatro em cada cinco casos de câncer de mama ocorrem após os 50 anos. Para além, disso tem os fatores de risco que são ambientais e comportamentais, como a obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes, o raio-x.

“Fatores reprodutivos e hormonais que são risco para o tumor é ter a primeira menstruação antes dos 12 anos, nunca ter tido filhos, ter a primeira gestação após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais, reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos”, explica.

O médico diz que também se leva em consideração a história familiar quanto ao câncer de ovário, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, história do câncer de mama em homens da família e alteração genética.

Ele destaca que a mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/hereditários é considerado com risco elevado para o câncer de mama.

'Se toque': Clínica Vida na campanha Outubro Rosa
Dr. Germano Alves, médico de família da Vida, esclarece sobre o câncer de mama

Sintomas do tumor

Entre os sinais da presença do câncer de mama está a presença de um nódulo endurecido, abaulamento de uma parte da mama, inchaço e vermelhidão na pele, inversão do mamilo, sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.

“É importante que os pacientes façam o autoexame, toquem na mama para perceber qualquer anormalidade”, diz Dr. Germano Alves ao descrever como realizar o procedimento.

De pé, em frente ao espelho, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Ainda de pé, levante os braços e observe se os movimentos alteram o contorno e a superfície da mama.

Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Realize movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita o processo com o lado direito. Já durante o banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a direita. Repita novamente com o outro lado.

O médico, para rastrear o câncer, pode solicitar uma ultrassonografia, mamografia, ou ressonância magnética, entre outros. O diagnóstico é confirmado a partir de biópsia.

'Se toque': Clínica Vida na campanha Outubro Rosa
O Espaço Mulher da Clínica Vida no clima do Outubro Rosa

Tratamento e prevenção

Geralmente o primeiro passo para o tratamento do câncer de mama é iniciar com uma cirurgia e complementar com quimioterapia, radiação, hormonioterapia ou imunoterapia.

Após o tratamento, o médico responsável irá acompanhar o caso pelos próximos cinco anos a cada seis meses.

As formas de prevenir o câncer envolvem uma boa qualidade de vida, ou seja, prática de exercícios, dieta balanceada, evitar estresse, álcool e controlar o peso.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” é internacional e foi criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos da América. Celebrada anualmente, a campanha trata sobre a detecção precoce do tumor.

'Se toque': Clínica Vida na campanha Outubro Rosa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica