Clínica Vida disponibiliza cápsula endoscópica para investigação do intestino delgado em MT

Clínica Vida disponibiliza cápsula endoscópica para investigação do intestino delgado em MT

Em busca de melhorias no atendimento aos pacientes, a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, com sede em Várzea Grande (MT), região metropolitana de Cuiabá, traz uma nova cápsula endoscópica para Mato Grosso. A versão da tecnologia permite agora um recurso novo, que é a cápsula biodegradável (patência) naqueles indivíduos com suspeita de estreitamento intestinal e possível parada da cápsula tradicional.

O gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Mato Grosso (Sobed-MT), conta que a cápsula endoscópica é utilizada desde 2001 nos Estados Unidos da América (EUA) e veio para Cuiabá em 2002 por meio de uma parceria entre o Centro de Endoscopia Cuiabá(CEC), no complexo Cedic/Cedilab, e o  serviço de endoscopia do Hospital 9 de Julho em São Paulo.

O método, segundo Barreto, é padrão ouro na investigação de patologias do intestino delgado, em especial nos sangramentos de origem indeterminada (SGOI) que cursam com anemia crônica e doença de Crohn.

A cápsula endoscópica adotada pela Clínica Vida (Vida Endoscopia) para intestino delgado e cólon é associada à cromoendoscopia virtual, muito útil em pacientes que não conseguem, por várias razões, realizar uma colonoscopia.

“O paciente ingere uma pílula, que na verdade é a cápsula endoscópica dotada de uma microcâmera, e ela vai fotografando em alta velocidade o tubo digestivo, em especial o intestino delgado (fino) e, mais recentemente, o cólon (intestino grosso)”.

O endoscopista Thiago Secchi, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP), um dos precursores da tecnologia no Brasil, acompanhou o primeiro procedimento na Vida com a cápsula endoscópica, realizado com sucesso na última sexta-feira em uma paciente de 24 anos diagnosticada com doença de Crohn, que é uma doença inflamatória intestinal (DII).

Segundo ele, o intestino delgado era a última barreira que havia na endoscopia para avaliação até o surgimento da cápsula endoscópica.

Clínica Vida disponibiliza cápsula endoscópica para investigação do intestino delgado em MT
A grande vantagem da cápsula é que o paciente não sofre, não tem sedação, não é invasiva, e o paciente mantém a sua rotina normal

R“Isto porque o intestino delgado tem a sua particularidade. Ele está longe da boca, então os aparelhos não são compridos o suficiente para avaliar. Ele está longe do reto, da parte anal, então também é difícil de avaliar. Ele é longo, tem de três a sete metros, dependendo do biotipo do paciente”, detalha.

A cápsula capta até seis fotos por segundo durante o período que varia entre oito a dez horas de gravação. As imagens são transmitidas via rádio frequência, em tempo real, por um gravador pendurado na cintura do paciente.

Terminado esse procedimento, o paciente retorna à clínica, devolve o equipamento, é feito o download das imagens captadas e automaticamente gerado um vídeo a partir do qual o endoscopista faz a leitura e emite o laudo final.

A grande vantagem da cápsula, segundo Thiago Secchi, é que ela pode ser considerada uma ‘endoscopia fisiológica’, porque o paciente não sofre, não tem sedação e não há invasão do endoscópio, e o paciente tem o intestino avaliado levando a sua rotina normal.

O endoscopista Roberto Barreto comemora o sucesso do procedimento e, principalmente, a disseminação da tecnologia em Mato Grosso. Ele lembra que durante muitos anos o Centro de Endoscopia Cuiabá (CEC), do qual é responsável técnico, já vem ajudando médicos e seus pacientes no diagnóstico de doenças que podem ser difíceis de serem descobertas, e agora este conceito se estende à Clínica Vida.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica