Urologista Newton Tafuri explica como incontinência urinária afeta qualidade de vida dos pacientes

Urologista Newton Tafuri explica como incontinência urinária afeta qualidade de vida dos pacientes

A incontinência urinária ocasiona impactos em diversas esferas da qualidade de vida. O urologista Newton Tafuri, que integra a equipe de profissionais da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, destaca este problema que afeta homens e mulheres e tem cura.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária pode atingir 60% das pessoas acima de 65 anos. As mulheres são mais propensas, principalmente após a menopausa, mas os homens com idade avançada, com crescimento de próstata, também podem desenvolver a doença.

“Não tem como se sentir confortável molhado e preocupado com o odor da urina. As pessoas acabam se isolando e deixam de frequentar ambientes”, comenta Tafuri, que é presidente da SBU/MT.

O especialista acrescenta outros impactos na vida da pessoa, como a vida sexual. O paciente passa a fugir do contato e intimidade. Além disso, começa a se ausentar do trabalho e tem redução em sua produtividade.

Urologista Newton Tafuri explica como incontinência urinária afeta qualidade de vida dos pacientes
Dr. Newton Tafuri observa que a incontinência urinária tem cura e que tratamento devolve a qualidade de vida ao paciente

“Haverá limitações ou até mesmo a interrupção das atividades físicas. A pessoa poderá sentir culpa, ter depressão, perder a autoestima, reduzirá a interação social, planejará saídas para locais com banheiros acessíveis e passará a ter necessidade de roupas íntimas e de cama especiais”, acrescenta o urologista.

A principal indicação é que ao reconhecer qualquer sintoma procure um médico urologista e busque pela melhor opção de tratamento.

Urinar assim é normal?

Mulheres em idade avançada, alterações hormonais pós-menopausa, múltiplos partos, obesidade e sedentarismo são algumas das razões da perda da urina por esforço, ou seja, ao tossir, espirrar, carregar peso ou correr.

A perda por urgência, a vontade súbita e necessitada, ocorre por contração involuntária da musculatura da bexiga. Isso pode ocorrer por doenças neurológicas como Parkinson, esclerose múltipla, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e diabete mellitus.

A incontinência, a vontade incontrolável de urinar à noite, gotejamento e urgência são alguns dos sintomas de que algo pode estar errado com a bexiga ou próstata.

Os principais sintomas que envolvem problemas na bexiga é a sensação dela cheia, urinar várias vezes ao dia, acordar muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro, vontade urgente e descontrolável e não conseguir segurar a vontade de urinar.

Os sintomas relacionados a próstata são jatos fracos durante a urina, jato dividido (spray), esforço e demora para começar a urinar, ir aos poucos e gotejamento após a ida ao banheiro. Ainda há sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Tratamento

Urologista Newton Tafuri explica como incontinência urinária afeta qualidade de vida dos pacientes

O diagnóstico precoce é muito importante e o tratamento pode envolver terapia comportamental, fisioterapia, medicamentos e/ou cirurgias. Mais recentemente, a medicina passou a disponibilizar a neuromodulação sacral, que é um moderno e o mais abrangente método para o controle de distúrbios do assoalho pélvico, como as incontinências urinária e fecal.

O sistema consiste em colocar no paciente uma espécie de marca-passo e já pode ser realizado em Mato Grosso.

 

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica