Teste do pezinho pode detectar mais de 70 doenças, esclarece Dra. Natasha Slhessarenko

Teste do pezinho pode detectar mais de 70 doenças, esclarece Dra. Natasha Slhessarenko

O teste do pezinho, que é um direito de toda criança nascida em território brasileiro, é capaz de detectar dezenas de doenças que podem levar a óbito ou deixar sequelas permanentes. A pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, destaca que esse exame deve ser realizado o quanto antes, de preferência na primeira semana de vida da criança.

“Todas as crianças tem o direito de realizar o teste do pezinho pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em unidades públicas de saúde. Neste caso serão pesquisadas seis doenças no bebê”, comenta a médica.

Slhessarenko explica que as doenças detectadas pelo SUS são a Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Fibrose Cística, também conhecida como a doença do beijo salgado, e Hemoglobinopatia.

“Tem esse direito pelo SUS, entretanto na rede privada de laboratórios existe uma enormidade de testes que detectam mais de 70 doenças pelo pezinho. Temos o teste básico, ampliado, master e expandido. A maioria dos planos de saúde cobre o teste ampliado que detecta em torno de 40 doenças”, pontua a pediatra.

Teste do pezinho pode detectar mais de 70 doenças, esclarece Dra. Natasha Slhessarenko
Dra. Natasha Slhessarenko é pediatra e patologista e responsável técnica pela Clínica Vida

O exame leva esse nome, pois o sangue é coletado através do calcanhar do bebê, sem a necessidade de coletar por uma veia. O material retirado é colocado em um papel filtro, a forma mais segura, pois garante que o sangue permaneça integro para análise.

“É muito importante que no dia do exame a mãe não passe qualquer produto no pezinho da criança, como um creme ou óleo, pois por ser um teste sensível, qualquer produto pode alterar o resultado do exame”, reforça a médica.

Natasha Slhessarenko informa que em muitos hospitais o exame é coletado ainda na maternidade, caso contrário o responsável pelo bebê deve procurar um posto de saúde ou um laboratório particular.

“Esse teste é extremamente importante para o diagnóstico precoce de doenças extremamente graves, que podem causar morte ou sequelas permanentes. Com um diagnóstico, é possível realizar medidas terapêuticas para melhorar a qualidade de vida da criança e da família”, finaliza.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica