Pneumologista alerta para sequelas deixadas pela Covid-19

Nem mesmo o fim da infecção pelo coronavírus é razão para que os pacientes abram mão dos cuidados com a Covid-19. Além de não garantir imunidade para futuras infecções, o vírus pode deixar graves consequências em diversos sistemas do corpo humano. Por isso, a recomendação agora é que pessoas que tenham tido os sintomas estejam atentos a possíveis sequelas em órgãos como pulmão, fígado e coração.

Geralmente, as sequelas da Covid estão relacionadas ao grau de acometimento que o paciente teve durante a infecção. É o que explica o médico pneumologista Clóvis Botelho, de Cuiabá, que alerta para a necessidade de um acompanhamento médico e a realização de exames que busquem avaliar as lesões deixadas pelo vírus. A plena recuperação leva em consideração uma somatória de quesitos.

“Para as pessoas que tiveram alteração pulmonar ou pneumonia viral, haverá um período mais longo de recuperação. Alguns pacientes ficam com sequelas muito graves. Por analogia, podemos imaginar uma queimadura, que dependendo de sua extensão e a profundidade, resultará em uma cicatriz maior ou menor. Com o pulmão é a mesma coisa. Se houver grandes lesões, há também uma recuperação mais demorada”, explicou o especialista em entrevista ao PNB online.

Pneumologista Clóvis Botelho.jpg

Médico pneumologista Clóvis Botelho alerta para cuidados no pós-covid.

Segundo o médico, a perda de área pulmonar, consequência comum deixada pelo coronavírus, pode levar a sequelas mais graves como falta de ar e infecções em repetição. O tempo necessário para a recuperação é muito variável e pode levar meses. Pacientes mais velhos e com limitações pulmonares também costumam sofrer mais.

Os tratamentos pós-covid também são diversos e variam de medicamentos à necessidade de fisioterapia. “Se ainda houver algum grau de infecção é necessário tratar com medicamentos para melhorar a ventilação pulmonar. Mas também há um outro lado das sequelas, que é a muscular. O vírus destrói as fibrilas dos músculos. Nesses casos, somente a fisioterapia resolve. Mas, claro, acompanhada de uma boa alimentação, evitar estresse e ter uma vida equilibrada. E isso serve não apenas para a musculatura respiratória, mas para todo o organismo”, afirma.

Fonte: PNB On Line

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica