Pediatra explica sintomas em crianças infectadas pelo vírus H3N2

A médica pediatra Natasha Slhessarenko, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, alerta sobre os sintomas mais preocupantes da infecção de H3N2 em crianças. Ela ponta que as crianças de cinco anos são as mais frágeis à doença e indica atenção especial à respiração dos pequenos.

Dra. Natasha ensina como identificar se a criança está tendo dificuldade respiratória. Nesses casos não há tempo a perder, é correr para o hospital.

Ela pede calma às mães que identificam o primeiro sinal de febre nos filhos e explica como a situação pode ser considerada preocupante e então procurar um médico.

Os sintomas mais comuns da gripe H3N2, ou a conhecida influenza A, são: picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia. podem durar de 7 a 10 dias, mas é preciso tratamento adequado para que o quadro não seja agravado e possa se tornar, por exemplo, uma pneumonia.

O vírus H3N2 tem mais riscos de complicações em idosos e crianças. E é justamente por isso que esses públicos são considerados prioritários na campanha de vacinação contra gripe. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.

Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviem sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.

Fonte: O Mato Grosso

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco