Clínica Vida realiza Estudo Urodinâmico Completo

A Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande, deu mais um passo em beneficio do paciente ao disponibilizar o exame de Urodinâmica ou Estudo Urodinâmico Completo, que é avaliação da função do trato urinário inferior: bexiga e uretra. Por meio do exame é possível analisar o jato urinário e as pressões do sistema durante o armazenamento, o transporte e o esvaziamento da bexiga. A urodinâmica é conhecida como o “eletrocardiograma da bexiga”.

De acordo com o urologista Gustavo Aristóteles Gonçalves Carvalho, este exame é indicado no caso de perda de urina aos esforços, a fim de determinar a menor pressão de perda e necessidade de cirurgia.

Também é utilizado na ocorrência de bexiga hiperativa, que é a urgência miccional e/ou frequência urinária aumentada; na incontinência urinária recidivada (que voltou); disfunções miccionais (quando o jato é fraco); sensação de esvaziamento incompleto; hesitação miccional; paciente com problemas na próstata e com dificuldade para urinar; e os casos de bexiga neurogênica.

O ginecologista Flávio Fortunato cita também casos de paciente com antecedentes ginecológicos de cirurgias para tratamento de câncer ou quando é submetida à radioterapia e braquiterapia, com queixas urinárias, prolapso (bexiga, reto ou útero caído) e toda paciente que for realizar procedimento cirúrgico que possa alterar função miccional.

Como é feito?

O Estudo Urodinâmico Completo consiste em três fases. Na 1ª fase, que se chama Fluxometria Livre, o paciente chega ao consultório com a bexiga confortavelmente cheia e faz a micção espontânea no aparelho.

Para a 2ª fase, Cistometria, são passadas sondas na uretra e no ânus para medição da pressão e enchimento vesical.

No Estudo Miccional, 3ª fase do exame, faz-se uma nova micção “controlada”, quando o paciente urina no aparelho com as sondas instaladas. Os dados obtidos são enviados ao software do computador e transformados em gráficos.

Dr. Gustavo Carvalho observa que este exame não dói e é bem tolerado ambulatorialmente.

Urofluxometria

A Clínica Vida também disponibiliza a Urofluxometria, um exame não invasivo que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de algumas doenças urológicas e permite avaliar a resposta a tratamentos médicos ou cirúrgicos instituídos, além de triar a necessidade de investigação complementar completa.

“Durante o exame, avalia-se o fluxo urinário durante uma micção, transformando-o em curva gráfica para ser interpretado pelo médico”, ressalta Dr. Gustavo Carvalho.

Como principais sinais e sintomas que lavam à realização do exame, os especialistas da Vida citam:

– Dor pélvica;
– Hiperplasia prostática benigna;
– Dor ao urinar;
– Incontinência urinária (perdas involuntárias de urina);
– Aumento na frequência das micções (idas frequentes à casa de banho);
– Vontades súbitas (urgentes) em urinar;
– Dificuldades no início e durante as micções;
– Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco