Nutricionista Fernanda Branco esclarece diferença entre fome física e emocional

Nutricionista Fernanda Branco esclarece diferença entre fome física e emocional

Há dois tipos de fome, a física e a emocional. Uma é a necessidade do organismo, sujeita a efeitos fisiológicos, e a outra é ligada ao desejo, ao prazer e pode desaparecer. Quem esclarece é a nutricionista Fernanda Branco, integrante da equipe da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande.

A nutricionista alerta que as pessoas devem ter um relacionamento harmonioso com a alimentação, entendendo suas vontades e necessidades. Se alimentar é muito mais do que uma necessidade fisiológica, é uma ação afetiva, hábitos, cultura, religião, crenças, conforme esclarece a nutricionista.

E, segundo Fernanda Brando, apesar de ser um ato automático, o corpo dá sinais se o que a pessoa está sentindo é uma fome fisiológica ou emocional.

Nutricionista Fernanda Branco esclarece diferença entre fome física e emocional
Fernanda Branco diz que não é um único alimento isolado que irá fazer mal ou bem, mas o segredo está no equilíbrio

“A fome fisiológica não está relacionada com alimentos específicos, e é quando o corpo manda sinais, como: dores de cabeça, dores de estômago, irritação, além de surgir gradualmente e a última refeição já ter sido feita há algum tempo”, explica a especialista, observando que a fome fisiológica é a necessidade do organismo por aquela refeição.

Já a fome psicológica/emocional, é aquela que surge repentinamente e pode “sumir” após alguma distração. “Geralmente é fome/desejo de um alimento específico e você sabe que se comer este alimento irá te trazer um prazer, um conforto, ou até mesmo pode ser por recompensa, por exemplo, após um dia exaustivo no trabalho”.

Fernanda Branco ressalta que a relação equilibrada gera um relacionamento saudável com a comida e um entendimento de que não é um único alimento isolado que irá fazer mal ou bem, mas o segredo está no equilíbrio.

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica