Na linha de frente contra Covid-19, enfermeiros celebram profissão

Na linha de frente contra Covid-19, enfermeiros celebram profissão

Neste dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, este ano em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), um período de incertezas e lutas contra o desconhecido, em que os enfermeiros estão em contato direto com os casos suspeitos e com os confirmados, sempre tratando e orientando para o melhor à saúde de cada um.

“Nós, profissionais na luta diária pela vida, permanecemos afastados de nossos familiares e de todos que amamos, podemos ficar vulneráveis, mas precisamos nos manter firmes, mesmo que por algum momento venhamos sentir medo”, desabafa Karine Manfrin, enfermeira responsável técnica pela enfermagem da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde.

Enfermeira há sete anos, Karine Manfrin diz sentir orgulho em estar fazendo a sua parte. Para ela, a profissão aflora seu lado mais humano e é destinada aos que têm carinho e cuidado nas pontas dos dedos.

“Há dias cansativos, mas mesmo com a exaustão seguimos em frente. Lembramos daquele paciente que segurou nossas mãos e se sentiu mais forte, de outro com o olhar fragilizado que conseguimos arrancar sorrisos, do abraço de despedida e gratidão daquele que voltou para casa com a saúde restabelecida”, relata Karine.

Ela desabafa que são esses gestos que os movem e os mantem fortes, mesmo em situações em que se colocam em risco, como o atual momento de pandemia.

“Parabéns a vocês profissionais da enfermagem que vêm cumprindo seu papel divinamente, honrando a promessa feita. Juntos sairemos desta mais fortes, em especial a equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde da Clínica Vida a qual tanto me orgulho em fazer parte”, finaliza a profissional.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica