Dia Mundial: Karine Manfrin fala sobre a importância da higienização adequada das mãos

Dia Mundial: Karine Manfrin fala sobre a importância da higienização adequada das mãos

Celebrado neste dia 05 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos reforça a importância do ato que reduz infecções a saúde do indivíduo. Diante do atual cenário de pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), tem aumentado a conscientização sobre a lavagem adequada das mãos, com água e sabão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos é um dos principais instrumentos contra epidemias. Mesmo sendo de extrema importância e um ato simples, a higienização das mãos ainda é negligenciada por muitos, conforme esclarece Karine Manfrin, enfermeira e responsável técnica pela enfermagem da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde.

Dia Mundial: Karine Manfrin fala sobre a importância da higienização adequada das mãos
Enfermeira Karine Manfrin é responsável técnica pela enfermagem da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde

“Lavar as mãos promove a segurança de todos. É o ato mais eficiente para controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e prevenção (IRAS) e previne contra a transmissão de microrganismos”, explica Karine Manfrin.

A técnica é simples, detalha a enfermeira, porém se realizada  de maneira incorreta pode se tornar ineficaz, basta molhar as mãos e utilizar sabão o suficiente para que cubra as mãos. Esfregue as palmas das mãos entre si, lave o dorso das mãos, entrelace e esfregue entre os dedos e o dedão.  Finalizando o processo, friccione as unhas nas palmas das mãos e faça movimentos circulares, esfregue os punhos e por fim enxague as mãos.

“O processo como um todo deve levar em torno de 40 a 60 segundos. Ao final da técnica quando não obter de sensor evite encostar na torneira para desligar, utilize papel toalha para fecha-la”, orienta.

Sempre lave as mãos

“Faça a higienização antes e após o preparo de alimentos e antes de se alimentar também. Antes, durante e após qualquer atendimento ou exposição a pessoas. Ou seja, sempre lave as mãos”, completa a enfermeira.

O uso de álcool em gel também pode ser utilizado para fazer a higienização das mãos porém para retirada de sujidades água e sabão se tornam mais eficazes.

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica