Dia Internacional de Luta: Leucemia é o mais frequente câncer infantil

Hoje, 15 de fevereiro, é o dia que se faz alusão ao Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil. Só no Brasil são diagnosticados em torno de 12 novos mil casos de câncer infantil por ano. De acordo com a pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, o mais frequente deles é a leucemia.

“Em seguida temos o câncer de sistema nervoso central, linfomas e os tumores sólidos, dentre eles neuroblastoma, os sarcomas e o tumor de Wilms que é o tumor de rim”, informa a médica.

O câncer infantil, detalha Natasha Slhessarenko, tem características bem peculiares em relação à criança quando comparada aos adultos, principalmente porque eles têm altíssimas chances de cura quando diagnosticado precocemente e eles se multiplicam também muito rápido, a proliferação do tumor na criança costuma ser mais rápida.

“Então, por isso é muito importante as visitas frequentes ao pediatra, não só quando a criança está doente, mas que a mãe a leve para consulta pelo menos uma ou duas vezes no ano para acompanhar peso, estatura, cartão de vacina, a alimentação, a higiene”, pontua.

Assim, a partir do momento que se faz um exame o pediatra pode identificar alguma coisa que não está dentro dos conformes, investigar e fazer o diagnóstico precoce.

“A grande questão de atuar sobre o câncer é exatamente o diagnóstico precoce para que a chance de cura sejam grandes e cada vez maiores”, alerta a especialista.

O câncer infantil possui características próprias e bem diferentes em relação ao câncer em adultos. As células que sofrem a mutação no material genético não conseguem amadurecer como deveriam e permanecem com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada. Por isso, a proliferação do tumor é mais rápida em crianças.

Por outro lado, responde melhor à quimioterapia, com chances de cura de 80%, de acordo com o INCA.

Sintomas

Se por um lado o câncer em adultos está ligado ao envelhecimento, tabagismo, álcool, entre outros riscos de exposição, o câncer na infância não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida. Por esse motivo, é muito importante o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

“Na criança em geral pode começar a ter anemia, a criança apresenta cansaço, dor óssea, abaulamento na região dos ossos ou nas articulações, protuberância no abdômen, a mãe nota que a criança está com o abdômen crescido, pode ter perda de peso inexplicável, dor de cabeça acompanhada de vômitos pela manhã, entre outros”, detalha Dra. Natasha Slhessarenko.

“Também pode aparecer febre recorrente, aquela febre que não é muito alta, ou sangramentos também, todos esses são sintomas que sugerem a presença de câncer na criança”, conclui Dra. Natasha Slhessarenko, que representa Mato Grosso no Conselho Federal de Medicina.

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica