Dentro da proposta de empresa sustentável, concebida, ajustada e gerida para que colabore com o desenvolvimento da sociedade, a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, com sede em Várzea Grande (MT), deu mais um passo para contribuir positivamente com o progresso da humanidade: instalou uma bomba para recarga de carros elétricos em suas dependências.
“Clientes e visitantes podem recarregar gratuitamente os seus veículos elétricos aqui no estacionamento da Vida”, informa o engenheiro Leonardo Slhessarenko, apontando esta iniciativa como uma das várias adotadas desde a elaboração do projeto arquitetônico da empresa.
Segundo Slhessrenko, que além de diretor da clínica é o engenheiro responsável pela obra e gestão estrutural do prédio, a estação de abastecimento de carros elétricos e híbridos, conta com auto geração de energia do abastecimento, por meio de placas de energia solar implementadas na cobertura da estação.
“Uma empresa sustentável é aquela que oferece produtos e serviços de qualidade, atua no mercado de forma a não agredir o meio ambiente e oferece o menor impacto ambiental em toda sua cadeia de valor”, define o engenheiro, ressaltando que a clínica tem em seu DNA a busca incessante em projetar e construir a empresa de saúde do amanhã.
Iron Santana, que atua no setor empresarial há mais de 20 anos em Cuiabá, ficou surpreso ao saber que pode abastecer o seu veículo na clínica. “Acabei de adquirir um carro elétrico e até agora não consegui autorização para instalar uma bomba de recarga no meu condomínio. Enquanto isso, eu vou recarregá-lo aqui”, comemorou o empresário, que é diretor da Evermax Distribuidor Automotivo e cliente da Vida.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no ano passado o mercado de venda de carros elétricos no Brasil teve um aumento de 60% em relação a 2019. Um recorde. Quando comparado a 2018, o crescimento foi de 378%.
A contribuição destes veículos para o meio ambiente e a sociedade é que não emitem gases poluentes. Sua eficiência, de 95%, é em torno de 3 vezes superior à do motor a combustão, que é de aproximadamente 35%. Além disso, há uma economia de espaço, já que o motor elétrico é menor.
Empresa Verde
Inaugurada há três anos em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT), a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, que já é referência em serviços de saúde para Mato Grosso e Rondônia, também é exemplo em sustentabilidade e economia verde.
Leonardo Slhessarenko explica que entre outras medidas voltadas à sustentabilidade está a instalação de uma estação de tratamento de todo o resíduo sólido por meio de fossa séptica de última geração.
O prédio também conta com captação de água da chuva com capacidade de armazenamento de 50 mil litros. “Assim aproveitamos a água acumulada para a irrigação do paisagismo da clínica”, frisa o engenheiro, observando que todo estacionamento da clínica foi feito com uso de piso drenante para rápida absorção da água da chuva pelo solo.
Possui ainda uma usina de energia solar com placas fotovoltaicas de alto rendimento e a edificação conta com abertura em fendas, que permite exploração de luz natural no complexo, que tem mais de 3.000 lâmpadas led de baixo consumo.
A clínica também investiu na aquisição de um grupo gerador de última geração automatizado, que permite a disponibilidade de energia 7×24, ou seja, 07 dias na semana, 24 horas por dia para todo o complexo.
Para completar, a clínica é dotada de estação de coleta seletiva de resíduos sólidos, com separação dos resíduos.
“O projeto de engenharia inclui análise de rotas otimizadas às unidades de negócio e com acessibilidade, na busca de uma experiência comportamental cada vez mais satisfatória do paciente na clínica”, acrescenta.