Clínica Vida Diagnóstico e Saúde dá exemplo de sustentabilidade e economia verde

Clínica Vida Diagnóstico e Saúde dá exemplo de sustentabilidade e economia verde

Inaugurada há três anos em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá/MT), a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, que já é referência em serviços de saúde para Mato Grosso e Rondônia, também é exemplo em sustentabilidade e economia verde.

Leonardo Slhessarenko, diretor da Vida e engenheiro responsável pela obra e gestão estrutural do prédio, explica que a clínica tem em seu DNA a busca incessante em projetar e construir a empresa de saúde do amanhã. “Dito isso, o que se faz é investir em múltiplas frentes de inovação tecnológica e de comportamento pró meio ambiente”, contextualiza.

Entre as medidas voltadas à sustentabilidade está a instalação de uma estação de tratamento de todo o resíduo sólido por meio de fossa séptica de última geração.

O prédio também conta com captação de água da chuva com capacidade de armazenamento de 50 mil litros. “Assim aproveitamos a água acumulada para a irrigação do paisagismo da clínica”, frisa o engenheiro, observando que todo estacionamento da clínica foi feito com uso de piso drenante para rápida absorção da água da chuva pelo solo.

Possui ainda uma usina de energia solar com placas fotovoltaicas de alto rendimento e a edificação conta com abertura em fendas, que permite exploração de luz natural no complexo, que tem mais de 3.000 lâmpadas led de baixo consumo.

A clínica também investiu na aquisição de um grupo gerador de última geração automatizado, que permite a disponibilidade de energia 7×24, ou seja, 07 dias na semana, 24 horas por dia para todo o complexo.

Clínica Vida Diagnóstico e Saúde dá exemplo de sustentabilidade e economia verde

“Neste mês de dezembro, instalamos uma estação de abastecimento de carros elétricos e híbridos, com auto geração de energia do abastecimento, através de placas de energia solar implementadas na cobertura da estação com auto alimentação energética”.

Para completar, a clínica é dotada de estação de coleta seletiva de resíduos sólidos, com separação dos resíduos.

“O projeto de engenharia inclui análise de rotas otimizadas às unidades de negócio e com acessibilidade, na busca de uma experiência comportamental cada vez mais satisfatória do paciente na clínica”, acrescenta.

Inovação sustentada

Leonardo Slhessarenko observa que para que um projeto seja sustentável, não se pode propor mudança de hábito em mais de 7,4 bilhões de habitantes. “Isso torna-se quase impossível”, reconhece ele.

“O fato é que novos hábitos implicam em perdas no padrão de vida e de renda, o que só faz piorar as perspectivas de sucesso na implementação de uma mudança verdadeiramente promissora para o meio ambiente”, frisa o engenheiro, destacando que a única forma de superar o problema dos impactos causados pelo homem ao meio ambiente, é driblar de forma inteligente e enfrentar tais desafios através da inovação sustentada em dois pilares: tecnologia e comportamento.

“A Vida preenche requisitos e critérios de um projeto verdadeiramente sustentável e verde”, contextualiza Leonardo Slhessarenko, o que vem ao encontro do que se vislumbra do futuro, que é a disruptura do modelo de negócio de venda, de bens de consumo pelo modelo de venda de fluxo de serviços. Explico com um exemplo simples: as empresas deixarão de vender lâmpadas e passarão a vender iluminação”.

Na visão de Leonardo Slhessarenko, a internet é muito mais uma inovação comportamental do que tecnológica, afinal eu altero meu processo de escolha para aquisição de um bem através da inovação comportamental, e isso, observa o engenheiro, não tem nada a ver com restrição de hábitos de produção e consumo. Inovar representará em breve, aproveitar a capacidade ociosa do que se tem.

“É a tecnologia que tem as maiores chances de tornar o planeta realmente sustentável. É a união da inovação tecnológica com a inovação comportamental que irá ditar a sustentação ambiental da Terra”, ressalta.

Para o engenheiro, é hora de rever a visão o distorcida do ato de consumir. “A consciência ecológica deve vir por meio da evolução e não da restrição, pelo aumento do conforto e da qualidade de vida, e não pela perda continua de tudo isso”, finaliza Leonardo Slhessarenko, ressaltando que a diretoria da Clínica Vida se sente feliz por preencher diversos requisitos e critérios de um projeto verdadeiramente sustentável, verde e lastreado na inovação tecnológica e comportamental.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica