A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde recebe a unidade móvel do MT Hemocentro nos dias 08 e 09 de setembro, das 8h às 16h, para coleta de sangue. A ação está sendo possível graças a parceria com a BPW Várzea Grande e faz parte da campanha nacional da entidade denominada Doando Vidas.
Dra. Natasha Slhessarenko observa que esta é mais uma ação que marca os cinco anos da Clínica Vida. “Uma de nossas missões é a promoção da saúde, que executamos por meio de ações de responsabilidade social e a campanha de doação de sangue é uma delas e está ocorrendo graças a parceria com a BPW Várzea Grande e ao MT Hemocentro”.
Coordenadora de Saúde da BPW/VG, Sônia Mazetto explica que a campanha é realizada todo mês de setembro em nível nacional e cabe à BPW direcionar pessoas e empresas para o parceiro da campanha, neste caso a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde.
“Várzea Grande precisa ter mais doadores e a campanha busca mobilizar o maior número de pessoas possível para doar sangue na Clínica Vida”, frisa Sônia Mazetto, informando que a BPW inclusive está lutando para conseguir implantar em Várzea Grande um ponto de coleta do MT Hemocentro.
Flávia Moretti, diretora da BPW/VG, ressalta a importância da união entre instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos para uma campanha como de doação de sangue. “Muitas pessoas despertam para a grandiosidade de se tornar um doador frequente por meio dessas campanhas, assim como aconteceu comigo. Não existe nada que substitui o sangue, ele é fundamental para a vida. Então, esta é uma parceria que salva vidas”.
“A Clínica Vida sempre vai apoiar iniciativas que objetivem contribuir para a promoção de saúde em toda a sua plenitude e fazer o melhor para a população”, completa Dra. Natasha Slhessarenko.
Sobre doar sangue
Dra. Paloma Borges, hematologista da Clínica Vida/Oncolog e também do MT Hemocentro explica que a doação de sangue é uma das ações mais importantes para contribuir com o tratamento de diversas doenças.
“Os bancos de sangue são necessários para atender a vítimas de acidentes, pacientes com anemia e vários tipos de doenças. Como resultado, sempre há demanda nos estabelecimentos de saúde, seja para lidar com emergências ou casos de pessoas internadas”.
Outro ponto importante destacado pela médica é que todos os tipos de sangue não necessários. Mesmo que existam tipos considerados como doador ou recebedor universais, o mais seguro é usar sangue do mesmo tipo do paciente. Por isso é ideal que os bancos de sangue tenham uma boa variedade de doações.
– Para doar sangue é preciso seguir algumas dicas importantes:
– Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
– Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
– Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
– Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS.
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
– Não ter diabetes;
– Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
– Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
– Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
– Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Serviço:
A Clínica Vida Diagnóstico está localizada na Rua Mamede Untar, 121 Centro Sul, Várzea Grande. Outras informações: (65) 3029-9700.