Psicóloga Larissa Slhessarenko faz palestra sobre emoções na Vida

Psicóloga Larissa Slhessarenko faz palestra sobre emoções na Vida

“Falando sobre emoções”, este foi o tema da palestra ministrada na tarde de terça-feira, na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande, pela psicóloga Larissa Slhessarenko Ribeiro, abordando a proposta do Setembro Amarelo – Amar Elo, o próximo -, na campanha nacional de prevenção ao suicídio. A palestra foi presenciada por um bom público, entre eles 40 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Heliodoro Capistrano da Silva”, no Parque Cuiabá, em Cuiabá, que foram levados pelas professoras de Português Maria Cristina Novaes de Paula Leite e Claudia Cardelicchio e o professor Everton, de Artes.

Com a ajuda do cachorrinho Ploc, a psicóloga e Larissa Slhessarenko Ribeiro falou por quase duas horas sobre a questão do suicídio, que ceifa as vidas de 12 mil brasileiros por ano, chegando a um milhão em todo o mundo. Ela lembrou ainda que os animais podem ser fundamentais na recuperação de pacientes.

Ao ressaltar as mortes por suicídios, a psicóloga disse que esta questão é uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Segundo ela, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Larissa Slhessarenko Ribeiro enfatizou ainda que a ansiedade e a depressão são os principais sintomas que levam ao suicídio. Por isso, é preciso estar atentos a estes detalhes para ajudar quem precisa.

Os alunos da Escola Estadual “Heliodoro Capistrano da Silva, participaram ativamente da palestra. Um dos jovens alunos chegou a lembrar em seu depoimento que passou por momentos difíceis em sua vida, que ficou depressivo e chegou a planejar a própria morte, mas que venceu a situação no apego à família e aos amigos. Um outro aluno chegou a chorar afirmando que a palestra foi excelente, que abordou um tema importante e que está ativo entre a juventude que fica ansiosa no momento em que tem de enfrentar seus conflitos internos e até externos no convívio com os pais e a sociedade e no momento em que precisa tomar decisões sobre trabalho, continuidade nos estudos, namoro e planejar o futuro.

A professora de português Maria Cristina Novaes de Paula Leite, que idealizou a ida dos alunos na palestra ministrada pela psicóloga Larissa Slhessarenko Ribeiro disse que a iniciativa é importante para mostrar aos jovens, neste Setembro Amarelo, onde se aborda a questão do suicídio, que a morte precoce não é o subterfúgio para fugir dos problemas pessoais e internos. Segundo ela, o tema será abordado nas próximas aulas, com redações e discussão entre os jovens de toda a escola. “Sabemos que nossos jovens tem conflitos, principalmente no atual ambiente, onde os pais trabalham, ficam muitas vezes sozinhos em casa e enfrentam a falta de uma união familiar maior. Por isso resolvemos engajar nossos alunos neste tema para ajudar a diminuir o número de mortes precoces no Brasil e no mundo”.

Já a professora Claudia Cardelicchio, que junto com a professora Maria Cristina comanda o Projeto de Redação da escola para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que se preparam para as provas do Enem e entrar em uma universidade, disse que o Setembro Amarelo já foi tema de suas aulas no início do mês, quando se abordou a questão do suicídio e a necessidade de buscar a conscientização de que é preciso estar atento as problemas dos jovens.

“Nesta fase da vida onde é preciso planejar o futuro, o que pretende estudar em uma universidade, trabalho, relação familiar, nossos jovens ficam mais ansiosos, podendo enfrentar momentos de depressão e até a pensar no suicídio. Por isso, nós professores precisamos abordar com mais clareza o tema, mostrando que a ansiedade, o medo podem servir como ferramenta para o engrandecimento interno e futuras conquistas”.

Clique AQUI e acesse o álbum de fotos da palestran na Fanpage da Vida.

Fonte: 24 Horas News

Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica