As provas ou curvas funcionais são exames dinâmicos e úteis para diagnosticar algumas doenças endócrinas, especialmente deficiências do hormônio de crescimento, puberdade precoce, além de outras alterações nas glândulas supra renal ou tireoide.
Quem explica é a pediatra e patologista Clínica Natasha Slhessarenko, responsável técnica pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. “Esses testes são realizados mais em crianças e adolescentes, mas alguns adultos também podem fazê-los”, pontua a médica
A prova do GH (hormônio de crescimento) com estímulo de clonidina, por exemplo, é um dos exames muito solicitados no laboratório. “Neste caso, é dado um comprimido de clonidina por via oral. Esse medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, que é um estímulo para a glândula liberar o hormônio de crescimento”, detalha a Dra. Natasha.
Após tomar o comprimido, são realizadas coletas de sangue em tempos pré definidos pelo médico para dosar este hormônio. Durante a prova as crianças ficam tomando soro. O efeito colateral mais comum dessa prova é a sonolência.
“No dia, após a realização da curva de clonidina, o paciente não deve fazer nenhuma atividade que exija a sua atenção, por causa da sonolência que costumam apresentar”, orienta.
Outra prova funcional que também avalia a produção do hormônio de crescimento é a prova do GH com o estímulo de insulina. Nesse caso, é dada insulina simples na veia do paciente. A insulina induz queda nos níveis sanguíneos da glicose (hipoglicemia), que por sua vez, é um potente estímulo para a liberação do GH.
“Em ambas as provas é avaliada a resposta da hipófise, glândula que produz o hormônio de crescimento, após estímulo, seja a queda da pressão arterial, no caso do teste de estímulo com clonidina, seja a hipoglicemia, no caso do teste de estímulo com insulina”, ressalta.
A partir dos resultados destas provas é possível avaliar se há ou não deficiência ou insuficiência do hormônio do crescimento e propor terapia com GH.
Todas as provas funcionais devem ser acompanhadas por médico, visto que podem ter efeitos colaterais que exigem intervenção imediata.
“Aqui na Vida diagnóstico e saúde temos um espaço seguro, confortável e dedicado para estes procedimentos, onde os pacientes e seu acompanhante permanecem juntos durante todo o tempo de realização do exame. Estes exames são realizados na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde mediante prévio agendamento, sendo realizados e acompanhados por mim”, observa a Dra. Natasha Slhessarenko.