Provas ou Curvas Funcionais auxiliam no diagnóstico de doenças endócrinas

Provas ou Curvas Funcionais auxiliam no diagnóstico de doenças endócrinas

As provas ou curvas funcionais são exames dinâmicos e úteis para diagnosticar algumas doenças endócrinas, especialmente deficiências do hormônio de crescimento, puberdade precoce, além de outras alterações nas glândulas supra renal ou tireoide.

Quem explica é a pediatra e patologista Clínica Natasha Slhessarenko, responsável técnica pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. “Esses testes são realizados mais em crianças e adolescentes, mas alguns adultos também podem fazê-los”, pontua a médica

A prova do GH (hormônio de crescimento) com estímulo de clonidina, por exemplo, é um dos exames muito solicitados no laboratório.  “Neste caso, é dado um comprimido de clonidina por via oral. Esse medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, que é um estímulo para a glândula liberar o hormônio de crescimento”, detalha a Dra. Natasha.

Após tomar o comprimido, são realizadas coletas de sangue em tempos pré definidos pelo médico para dosar este hormônio. Durante a prova as crianças ficam tomando soro. O efeito colateral mais comum dessa prova é a sonolência.

“No dia, após a realização da curva de clonidina, o paciente não deve fazer nenhuma atividade que exija a sua atenção, por causa da sonolência que costumam apresentar”, orienta.

Provas ou Curvas Funcionais auxiliam no diagnóstico de doenças endócrinas
Dra. Natasha Slhessarenko é pediatra e patologista, responsável técnica pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde

Outra prova funcional que também avalia a produção do hormônio de crescimento é a prova do GH com o estímulo de insulina.  Nesse caso, é dada insulina simples na veia do paciente. A insulina induz queda nos níveis sanguíneos da glicose (hipoglicemia), que por sua vez, é um potente estímulo para a liberação do GH.

“Em ambas as provas é avaliada a resposta da hipófise, glândula que produz o hormônio de crescimento, após estímulo, seja a queda da pressão arterial, no caso do teste de estímulo com clonidina, seja a hipoglicemia, no caso do teste de estímulo com insulina”, ressalta.

A partir dos resultados destas provas é possível avaliar se há ou não deficiência ou insuficiência do hormônio do crescimento e propor terapia com GH.

Todas as provas funcionais devem ser acompanhadas por médico, visto que podem ter efeitos colaterais que exigem intervenção imediata.

“Aqui na Vida diagnóstico e saúde temos um espaço seguro, confortável e dedicado para estes procedimentos, onde os pacientes e seu acompanhante permanecem juntos durante todo o tempo de realização do exame. Estes exames são realizados na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde mediante prévio agendamento, sendo realizados e acompanhados por mim”, observa a Dra. Natasha Slhessarenko.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica