Pneumologista Clóvis Botelho orienta asmáticos para não se descuidarem durante a pandemia da Covid-19

O pneumologista Clóvis Botelho, da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, destaca a importância dos pacientes asmáticos redobrarem os cuidados, conforme orientação de seus médicos, neste período de pandemia da Covid-19. O controle da doença pode ajudar a evitar complicações causadas por uma possível infecção do novo coronavírus.

A asma é uma doença crônica, que inflama as vias áreas, e tem, geralmente, como sintomas a tosse, chiado no peito, além de sensação de opressão ou falta de ar. O especialista explica que a doença geralmente começa a se manifestar na infância ou adolescência, podendo persistir ao longo da vida.

Alergias como de poeira, mofo, produtos químicos, determinados medicamentos, estresse, entre outros fatores, podem ser a causa dos sintomas da doença.

“Nos casos mais graves as pessoas tem crises e devem ser levadas ao pronto socorro ou as vezes devem ser hospitalizadas. Nos últimos anos a asma tem sido controlada por causa do corticoide inalatório, que é um tratamento básico para asmáticos e mudou a história da doença”, pontua o pneumologista.

Clóvis Botelho explica que qualquer tipo de infecção respiratória aguda, como as viroses respiratórias, deixa um paciente asmático sujeito a ter crises da doença, de uma forma intensa.

“Notadamente se esse paciente vem em uso regular de medicamento para o controle da sua doença, essas crises são mais leves, menos acentuadas”, pontua.

Neste período de pandemia, Clóvis Botelho destaca que o novo coronavírus está preocupando e o aconselhável é que os pacientes asmáticos mantenham-se em tratamento, não deixem de tomar sua medicação, conforme a orientação dos médicos.

“Com isso as chances de complicações são bem menores. Estando o paciente sem controle ou em uso irregular de medicamentos, a chance de ter uma complicação é maior. Então, por favor, mantenha se controlado com a sua doença, use os seus medicamentos”, finaliza o médico.

Dia Mundial da Asma

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) explica que o Dia Mundial da Asma, celebrado em 04 de maio, é uma data de conscientização sobre a asma, prevenção das crises e mortes pela doença.

Os dados disponibilizados apontam que no Brasil a prevalência da asma é de 20% entre os adolescentes e apenas 12,3% dos asmáticos estão com a doença bem controlada.

Com o aumento de casos de Covid-19 no país, a SBPT explica que as infecções virais são causas frequentes das crises de asma e, por isso, os pacientes devem se manter em isolamento social  sempre que possível, principalmente aos que são portadores das formas mais graves da doença.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica