Por Dr. Marcondes Costa Marques
O principal objetivo da cirurgia bariátrica é a redução de peso e tratar a obesidade, mas a intervenção também objetiva promover mais saúde e qualidade de vida para o paciente. Seus benefícios ajudam a minimizar os riscos de doenças hipertensão e diabetes, favorece a melhoria da vida sexual, da fertilidade e do sono e ainda contribui para a prevenção de alguns tipos de câncer.
Os benefícios envolvem tanto aspectos físicos quanto psicológicos, sendo assim, a cirurgia bariátrica é um tratamento completo que impacta de forma significativa muitos aspectos da vida do paciente.
O excesso de peso corporal está associado a uma suscetibilidade maior para o risco de desenvolvimento ou agravamento de diferentes doenças. Isso porque existe uma tendência para o acúmulo de gorduras e glicose no sangue, condições que favorecem o desenvolvimento do diabetes do tipo 2, da hipertensão arterial e das doenças cardíacas.
A realização da cirurgia bariátrica ajuda a minimizar esses e outros problemas de saúde, uma vez que a diminuição do excesso de peso corporal leva a uma diminuição da inflamação do organismo, o que também pode melhorar os sintomas da asma, artrite, refluxo gastroesofágico entre outros quadros. Portanto, há uma estabilização e equilíbrio de todo o organismo com esse tratamento.
Atualmente já se sabe que a inflamação gerada pelo excesso de gordura acumulada no organismo contribui para alguns casos de câncer. A obesidade, portanto, aumenta a suscetibilidade para alguns tipos dessa doença tanto em homens quanto em mulheres.
Nelas, por exemplo, há uma elevação dos casos de câncer de mama e útero. Neles, o aumento do Índice de massa corporal (IMC) eleva, também, a incidência de tumores da próstata. Além disso, existe uma forte relação dos tumores de cólon, pâncreas e esôfago com o excesso de peso. No último caso, o refluxo gastroesofágico, também agravado pela obesidade, pode contribuir com o surgimento das neoplasias esofágicas.
Além disso, a obesidade é um fator de risco independente para aumentar a mortalidade e recorrência em muitos tipos de câncer.
Vida Sexual e da fertilidade
Como a cirurgia bariátrica ajuda a minimizar os níveis de glicose no sangue, há uma melhoria da sensibilidade à insulina, o que contribui com a ovulação da mulher e, consequentemente, sua fertilidade. No caso dos homens a tendência é de uma melhoria na qualidade do esperma.
A vida sexual também melhora porque a redução do peso corporal ajuda a aumentar a libido. Além disso, a obesidade pode trazer complicações para o sistema cardiovascular, o que dificulta a ereção masculina. Logo, a bariátrica também contribui para a melhora do desempenho deles.
Não podemos esquecer que ao eliminar o excesso de gordura do corpo reduzimos as limitações físicas, há mais disposição e autoestima. Tudo isso favorece a sexualidade.
Qualidade do sono
O excesso de volume corporal também prejudica a respiração. Como você viu, os quadros de asma podem ser favorecidos ou agravados pela obesidade, e ela ainda causa e agrava outros distúrbios, como a apneia do sono.
Quem faz a cirurgia bariátrica sente uma melhoria na qualidade do seu sono porque consegue respirar melhor. Há menos pressão em decorrência do volume da barriga e também uma redução da gordura do pescoço. Isso ajuda a reduzir o ronco e permite uma noite de sono mais reparadora.
Autoestima
É comum pessoas com sobrepeso ou obesidade ficarem insatisfeitas com a sua própria aparência, o que afeta a autoestima. No entanto, a aparência pode não ser a pior questão. Grande parte do problema acontece por causa do autojulgamento e da autocrítica em função de não conseguir perder peso ou cumprir as metas de saúde.
A cirurgia bariátrica vem como uma grande aliada, pois é um grande pontapé inicial para toda uma mudança de vida. Então, a redução do peso corporal vem como uma conquista. A pessoa se sente melhor consigo mesma, tanto por sua aparência quanto por estar cuidando da própria saúde. Isso aumenta a autoconfiança e a segurança, favorecendo as relações sociais e interpessoais.
Saúde Mental
É fato que a cirurgia bariátrica proporciona a elevação da autoestima e maior satisfação pessoal, o que favorece a diminuição da ansiedade, do estresse e inclusive da depressão.
Todos esses fatores cirurgia bariátrica promove uma mudança significativa que impacta a qualidade de vida por completo. É todo um conjunto de benefícios que faz com que esse procedimento seja muito importante para o tratamento da obesidade em muitos casos.
Dr. Marcondes Costa Marques médico especializado em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Gastroenterologia e integra a equipe da Clínica Vida Diagnóstico.
Foto: Priscila Russo