Otorrino deve ser consultado nos primeiros sinais de perda auditiva, orienta Dra. Elvira Lopes

Se começar a perceber que não está ouvindo direito o que as pessoas falam, o som da TV ou percebendo um zumbido insistente no ouvido, deve se procurar um especialista. A orientação é da otorrinolaringologista Elvira Lopes, da Vida Otorrino, núcleo da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, neste dia 3 de março em que é celebrado o Dia Nacional do Otorrinolaringologista e o Dia Mundial da Audição.

A redução da capacidade de ouvir, de acordo com a médica, também conhecida como deficiência auditiva, pode acontecer em diferentes graus, comprometendo com maior ou menor intensidade a percepção dos sons do ambiente, as habilidades de comunicação, isolamento social, depressão, problemas cognitivos e de memória.

Ela explica que a capacidade auditiva começa a reduzir naturalmente a partir dos 40-50 anos, de modo que pelo menos metade das pessoas que chegam aos 80 anos apresenta algum grau de comprometimento.

Porém, Elvira Lopes alerta que embora esse seja um fator inerente ao envelhecimento, existem outros motivos que devem ser considerados quando o assunto é o que causa a perda auditiva.

A especialista cita alguns exemplos, como a exposição a ruídos intensos por longos períodos (fones de ouvido e ambiente de trabalho), genética, perfuração do tímpano pela inserção de objetos, incluindo o cotonete,  infecções no ouvido, malformações congênitas do ouvido, algumas infecções virais, como mononucleose, gripe, herpes, varicela, meningite e HIV,  traumas, uso de medicamentos e algumas doenças sistêmicas, como pressão alta e diabetes.

Para evitar a perda auditiva a especialista orienta cuidados com a exposição a ruídos, alimentação saudável, atividades físicas regulares, cessar o tabagismo, evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas, manutenção de uma boa saúde geral e visitas periódicas ao Otorrinolaringologista.

O Otorrinolaringologista

É comum as pessoas procurarem o Otorrino quando sentem algum desconforto no ouvido, no nariz ou na garganta. No entanto, a atuação do especialista vai além disso, incluindo diferentes doenças, tratamentos clínicos, realizações de cirurgias e exames especializados.

Além dos quadros já mencionados, detalha Elvira Lopes, o médico especializado em Otorrinolaringologia trata e investiga a tontura, zumbido, diminuição da audição, rinite, ronco, distúrbios da voz, atraso de fala, problemas de deglutição. Portanto, a visita regular ao profissional é fundamental para ter uma melhor qualidade de vida.

Dia Mundial da Audição

O Dia Mundial da Audição é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que este ano tem como tema: “Cuidados auditivos para todos! Filtrar, reabilitar, comunicar”. O objetivo é sensibilizar toda a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde auditiva.

Por isso, deve se procurar o especialista precocemente e ter a devida orientação dos tratamentos disponíveis, podendo ser clínico, cirúrgico, uso de aparelho auditivo, entre outros.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica