MT agora realiza enteroscopia de duplo balão para avaliação do intestino delgado

Os endoscopistas Roberto Barreto e Joaquim Carvalho, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/MT), respectivamente, realizaram nesta última sexta-feira (06.05), uma enteroscopia de duplo balão. O procedimento ocorreu no Centro de Endoscopia de Cuiabá (CEC) e foi acompanhado pelo endoscopista Thiago Secchi, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP). A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde e o CEC agora passam a disponibilizar o serviço.

A enteroscopia de duplo balão, explica Dr. Roberto Barreto, que também é gastroenterologista, é um exame em que o aparelho, similar aos demais endoscópios, é introduzido através da boca ou do ânus para o diagnóstico e tratamento de lesões do intestino delgado.

Este exame está indicado nos casos de sangramento visível ou oculto – não indicado na endoscopia digestiva alta ou colonoscopia -, nas lesões diagnosticadas pela cápsula endoscópica, nas doenças inflamatórias intestinais ou do intestino delgado.

Ainda segundo o especialista, o método permite a realização de tratamentos endoscópicos como hemostasia do sangramento, retirada de pólipos ou dilatação de estenoses (redução da luz do intestino delgado).

“Nos pacientes submetidos a cirurgias abdominais que modificam o trato digestório como, a exemplo da cirurgia bariátrica, a videoenteroscopia permite o exame e tratamento endoscópico de lesões localizadas nos segmentos não alcançados através dos endoscópios convencionais”, observa o médico.

Procedimento

O aparelho é similar ao endoscópio ou colonoscópio, sendo mais longo. Ele desliza dentro de um tubo para auxiliar a progressão por todo o intestino delgado. O procedimento é realizado sob sedação, analgesia ou anestesia geral venosa para reduzir o desconforto e dura cerca de uma a duas horas.

Nos casos de introdução através do ânus, é necessário o preparo dos cólons através da ingestão por via oral de soluções recomendadas, de modo similar ao preparo para colonoscopia.

Serviço:

A enteroscopia de duplo balão está sendo realizada pelo Centro de Endoscopia de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, 2777 – Centro Sul, (65) 3624-4239, e pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, Rua Mamede Untar, 127 – Centro Sul, Várzea Grande, fone (65) 3029-9700.

scopia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco