Médica Natasha Slhessarenko fala sobre a importância do Teste do Pezinho

Médica Natasha Slhessarenko fala sobre a importância do Teste do Pezinho

Considerado o principal exame que deve ser realizado no recém-nascido, o Teste do Pezinho pode diagnosticas precocemente diversas doenças que podem causar alterações no desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebe. Desde 1992, o exame é obrigatório e deve ser realizado em todas as crianças nascidas em território brasileiro. O teste pode ser feito gratuitamente na rede pública de saúde e também é disponibilizado em clínicas conveniadas ao Mato Grosso Saúde.

Médica Natasha Slhessarenko fala sobre a importância do Teste do PezinhoCom apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnosticar precocemente as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adenal congênita.

“Com o diagnóstico precoce é possível prevenir, por meio de tratamento adequado, o retardo mental e outras complicações”, diz a pediatra Natasha Slhessarenko.

A especialista esclarece que a coleta para o exame deve acontecer o mais rápido possível, tão logo a criança comece a ser amamentada. “Quanto antes diagnosticado, mais precocemente podemos instituir a terapêutica necessária”.

Médica Natasha Slhessarenko fala sobre a importância do Teste do PezinhoA coleta de sangue deve ser realizada antes do 30º dia de vida do bebe, mas nenhuma unidade de saúde pode se negar a fazer o exame depois desse prazo.

O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Em 1992, o teste se tornou obrigatório e hoje pode verificar outras doenças.

O dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída com a criação do Programa de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, em 2001. O objetivo é conscientizar e alertar a população para a importância da realização do exame.

 

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica