Mato Grosso registra 162 mortes por câncer de próstata em 2019

Mato Grosso registra 162 mortes por câncer de próstata em 2019

O movimento mundial Novembro Azul conscientiza durante todo o mês de novembro sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mais comum entre homens acima dos 50 anos. Mato Grosso registrou 162 mortes em decorrência da enfermidade em 2019.

O câncer  é um tumor causado na próstata, que se manifesta de forma silenciosa. Em 2018, Cuiabá registrou 70 casos da doença, já em Várzea Grande no mesmo período houve 33. Em 2019, de janeiro a novembro foram contabilizados 22 casos na Capital e nove em Várzea Grande, de acordo com dados do Painel de Oncologia Brasil.

Em todo Estado no ano anterior houve um total de 375 casos e 139 em 2019 (até 04/11). O  número de obtidos este ano  é de 162, com idade entre 50 á 80 anos ou mais.

A médica urologista Vanessa Guimarães explica quais os sintomas causados pela doença, mais freqüente no sexo masculino. “Não costuma causar sintomas. Conforme a doença progride, surgem sintomas tais como a dificuldade pra urinar, retenção urinária aguda, insuficiência renal, sangramento na urina, emagrecimento, dores nos ossos e até fraturas”.

Mato Grosso registra 162 mortes por câncer de próstata em 2019
A médica urologista Vanessa Guimarães explica quais os sintomas causados pela doença (Foto: Priscila Russo)

Ainda segundo Vanessa, é recomendado que os homens realizem o rastreamento através do toque retal e do PSA (exame de sangue que permite detectar a doença) para todos os indivíduos com idade mínina de 50 anos ou aqueles com fatores de risco, como por exemplo, raça negra e antecedente familiar da doença.

“É estimado um risco de 50% para população masculina de raça negra e para aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, com risco de 1,5% a mais em relação ao restante da população. A periodicidade em se realizar o exame depende de uma análise dos fatores de risco, do PSA e da idade do homem”, explicou médica.

Para a urologista, é importante ressaltar que os homens que desejarem fazer o exame preventivo, deverão procurar um especialista, para que seja colhida uma história clínica, onde será solicitado o exame PSA e em seguida o toque retal. Caso seja diagnosticado é melhor procurar ajuda o quanto antes, aumentando as chances de cura.

Na Rede Pública de Saúde, o homem pode ter acesso à consulta com um clínico geral, com o urologista ou mesmo com o médico de saúde da família, que pode ser encontrado no PSF (Programa de Saúde da Família), existente em unidades de saúde dos municípios. Nessa fase, o médico pode indicar o exame de rastreio, de sangue e o de toque retal, que é feito por médico urologista ou pelo médico de família.

Na fase do tratamento, o paciente é atendido por um especialista em oncologia ou em mastologia, esses profissionais podem indicar a cirurgia para a retirada do câncer e tratamentos a base de radioterapia, com alto índice de cura, além da hormonioterapia. Esses tratamentos também são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a regulação do paciente é iniciada sempre pela rede de Saúde do município onde reside.

Fonte: Notícia Max

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica