Dra. Natasha Slhessarenko esclarece dúvidas sobre parto e a Covid-19

Dra. Natasha Slhessarenko esclarece dúvidas sobre parto e a Covid-19

A pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, levanta muitas dúvidas na população e aflige as gestantes. A pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, responsável técnica pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, esclarece algumas questões sobre a doença e a saúde da mãe e do bebê.

A especialista alerta que toda mulher gestante deve manter o pré-natal, ou seja, as consultas, exames e vacinas necessários para o pleno acompanhamento da gravidez.

“Se a mulher sentir qualquer sintoma, como dor de garganta, dor de cabeça, febre, mal estar, coriza, tosse, perda de olfato ou do paladar, diarreia ou dor na barriga, o médico deve ser avisado. Se esses sintomas ocorrerem no dia do parto, a maternidade também deve ser avisada”, explica a médica.

A mulher que está grávida também deve informar, além da presença dos sintomas, se esteve em contato com alguém que apresentou os sinais da doença ou que testou positivo para a Covid-19.

Dra. Natasha Slhessarenko destaca que o ideal é e que a gestante realize o teste antes do parto para saber se está infectada com o vírus. Somente assim poderá ser definido o protocolo adequado para cada situação.

Dependendo do caso, o bebê não é colocado sobre a mãe, não faz o contato pele a pele, e a amamentação só é feita após higienização da mãe e da criança.

“A boa notícia é que o Sars-Cov-2, o vírus que causa a Covid-19, não é teratogênico, ou seja, não causa má formação fetal. Outra informação importante é de que, até o momento, são raros os relatos de transmissão vertical, ou seja, o vírus passar da mãe para a criança durante a gestação”, ressalta.

Acompanhantes

No momento do parto, segundo protocolo, só é autorizada a entrada e permanência de um acompanhante e não há rodízio. A mesma pessoa que entra com a mãe, será a que sai.

Além disso, assim como as gestantes, o ideal é que o acompanhante realize o exame para saber se está infectado e avise caso sinta os sintomas, ou esteve em contato com alguém sintomático ou caso confirmado da Covid-19.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica