Dr. Joaquim Carvalho esclarece como balão gástrico é introduzido por meio de endoscopia

Dr. Joaquim Carvalho esclarece como balão gástrico é introduzido por meio de endoscopia

Para além da estética, a obesidade é um problema de saúde pública. É uma doença que pode causar diversas complicações à vida do indivíduo. Entre algumas medidas que podem auxiliar na melhora do cenário está a colocação do balão intragástrico no paciente. O item reduz a capacidade do estômago e contribui para a saciedade ao se alimentar, conforme explica o endoscopista Joaquim Carvalho, da Vida Endoscopia.

“Trata-se de um balão de silicone que possui uma válvula lisa e um cateter de introdução, por onde é insuflado dentro do estômago do paciente com solução salina e azul de metilenio estéreis”, observa o médico.

O formato expansível do balão permite um ajuste do volume do enchimento no momento da colocação de 400ml a 700ml. Uma válvula auto-selante permite o desacoplamento do caráter externo utilizado para o enchimento.

“O balão intragástrico é introduzido por via oral, através de uma endoscopia, e retirado da mesma forma. O procedimento não exige o afastamento das atividades do dia a dia”, pontua.

O balão cheio é projetado para atuar como um bolo alimentar artificial, e se mover livremente dentro do estômago. A presença do balão inflado dentro do estômago ocupa um espaço que seria do alimento, causando saciedade precoce.

O especialista reforça que o balão intragástrico é indicado para uso temporário e funciona como terapia para redução de peso em pacientes obesos, como, por exemplo, casos de obesidade mórbida.

“O item é para pacientes que tenham falhado em atingir ou manter a perda de peso através de programas de controle de peso supervisionados por médicos”, finaliza o endoscopista.

SC Assessoria de Imprensa

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica