Clínica Vida leva serviços e informações a servidores estaduais no Outubro Rosa

A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde esteve presente este mês em eventos relacionados à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, realizadas pelo Mato Grosso Saúde tendo servidores do Governo do Estado como público alvo.

A primeira ação foi realizada dia 17/10, no MT Prev, e envolveu palestra com a Dra. Natasha Slhessarenko, além de aferição de pressão arterial e nível de glicemia e do Índice de Massa Corporal (IMC).

Dra. Natasha Slhessarenko faz palestra para servidores do MT Prev a convite do MT Saúde

No dia 21 de outubro a ação foi realizada na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). No período da tarde, palestra com o mastologista Dr. Pedro Fontes, que integra o quadro de profissionais da clínica. Esta agenda foi intermediada pela  Oncolog, parceira da Vida.

Palestra e serviços foram levados pela Clínica Vida a servidores públicos da Sema por intermédio da Oncolog

Letícia Batista de Souza, gerente de Qualidade de Vida da Sema, falou sobre a importância de levar informações aos servidores. “Nós sempre realizamos atividades na secretaria relacionadas às principais campanhas de prevenção. Como o servidor passa oito horas por dia na repartição, entendemos que trazer informações e serviços de saúde para dentro do ambiente de trabalho contribui muito para a melhoria da sua qualidade de vida”.

A gerente observou ainda que isso tudo é possível graças a parceria com o Mato Grosso Saúde e com estabelecimentos e profissionais credenciados, a exemplo da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde. “É muito valioso para nós, principalmente porque por meio da parceria conseguimos trazer serviços e palestras sem custo para os servidores”, completou.

No dia 24 de outubro a Vida participou do evento de encerramento das atividades alusivas ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão a convite do Mato Grosso Saúde. A ação foi realizada no Parque das Águas e a equipe da clínica também levou serviços de saúde aos servidores.

Equipe da Vida na atividade de encerramento das comemorações relativas ao Dia do Servidor Público promovidas pela Seplag

E no dia 25 a equipe da Vida esteve presente na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) onde o MT Saúde realizou mais uma edição do Posto Itinerante que consiste em levar até os servidores públicos exames de saúde gratuitos, como aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), além de atendimentos administrativos. Todas as ações tiveram como foco a campanha Outubro Rosa.

A Vida também esteve presente no Posto Itinerante na Seaf com aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação do IMC

A pediatra e patologista Dra. Natasha Slhessarenko, diretora da Vida, ressalta que a parceria com o Mato Grosso Saúde vem ao encontro da missão da clínica de promoção integral da saúde, que inclui em um de seus cinco pilares a responsabilidade social. “Ações extramuros como estas fazem parte do conceito da Vida, que ao longo dos seus cinco anos vem contabilizando agendas positivas, se aproximando cada vez mais da comunidade, priorizando a sustentabilidade e a prevenção”.

Sobre o câncer de mama

Dr. Pedro Fontes, mastologista, integrante do quadro de especialistas da Vida e também professor no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), ressaltou durante sua palestra que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

“Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável”, alertou o médico.

Dr. Pedro Fontes é mastologista e integra a equipe de especialistas da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde

Dr. Pedro Fontes explicou em que consiste o câncer de mama, as causas, fatores de risco, prevenção, e alertou que o diagnóstico precoce traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.

Quanto aos sintomas, citou o caroço endurecido, fixo e geralmente indolor como a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

Também podem surgir alterações mamilo, pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos ou pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

“É importante frisar que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Alterações suspeitas também podem ser avaliadas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas pelo médico. Se tratado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Escolha a prevenção!”, completou o especialista.

Veja mais fotos AQUI.