A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, com sede em Várzea Grande, disponibiliza o exame Vídeo Head Impulse Test (V-Hit), também conhecido teste de impulso cefálico, um dos mais modernos para avaliação dos labirintos.
De acordo com a fonoaudióloga Patrícia Schitkoski, todos nós possuímos 2 labirintos, um dentro de cada ouvido, sendo que cada possui 3 canais diferentes. O VHIT consegue avaliar cada canal em separado.
O exame V-Hit, relata a fonoaudióloga, é indicado pelo otorrinolaringologista para avaliação da tontura. “É um teste específico, que tem como objetivo identificar, em casos de perda vestibular periférica, qual o lado que foi afetado. Isso auxilia em um diagnóstico mais aprofundado. Esse teste também é recomendado em quadros vertiginosos agudos”.
Patrícia Schitkoski explica que o V-HIT dura cerca de 20 minutos e consiste na colocação de óculos especial que capta as respostas oculares do paciente por infravermelho enquanto o médico realiza movimentações curtas e breves da cabeça em diversas direções, avaliando a capacidade dos olhos de fixar o olhar em um ponto. Ao final, são descritos quais canais estão alterados e qual seu significado (origem nos labirintos ou sistema nervoso central).
Recomendações
É recomendado não utilizar maquiagem no dia do exame, pois isso pode interferir na captação da imagem dos olhos pelos óculos.
Não há necessidade de acompanhante para o procedimento e também não é necessário cessar uso de nenhuma medicação previamente ao exame.