A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, localizada no Centro de Várzea Grande (MT), completa 5 anos em 2022 com a marca de empresa sustentável e que tem como foco a responsabilidade social. Sua missão e valores são calçados na promoção integral da saúde, na excelência dos serviços prestados, no tratamento humanizado a todos, indistintamente.
Ao fazer um balanço dos cinco anos da Vida, Dra. Natasha Slhessarenko, diretora da clínica, lembra a campanha Esperançar, que também é uma campanha permanente e nasceu por ocasião da pandemia da Covid-19. A proposta foi idealizada com o fim de despertar nas pessoas boas práticas como esperança, respeito, coragem, empatia, gratidão, honestidade, ética, fé e vida.
Durante a pandemia a Vida manteve seus serviços funcionando a, com atendimento exclusivo e especializado. “Nossos profissionais de saúde e colaboradores foram guerreiros”, reconhece Dra. Natasha, que esteve à frente das ações de enfrentamento à pandemia na clínica, e também levando informações sobre a Covid-19 a toda sociedade por meio dos canais de comunicação da clínica e também da imprensa.
Para celebrar a data, a Clínica Vida realizou uma campanha de doação de sangue em parceria com o MT Hemocentro e a BPW Várzea Grande. Durante dois dias, 72 voluntários se apresentaram na triagem, dos quais 46 estavam aptos para doar.
“Vivemos uma experiência que está alinhada com o nosso compromisso social e com a saúde das pessoas e a partir de agora a campanha será pauta permanente da Vida”, afirma Dra. Natasha Slhessarenko.
Inclusão
A Clínica Vida, com apenas cinco anos de fundação, também se destaca na inclusão de jovens e de trabalhadores mais maduros no mercado de trabalho. Por meio do projeto Jovem Aprendiz, explica a diretora Executiva Isaira Costa, a empresa contrata adolescentes devidamente matriculados no ensino regular, dando-lhes a oportunidade de galgar os primeiros passos para a vida profissional. Por outro lado, a Vida também contrata pessoas acima de 40 anos, muitas das quais já com dificuldade de vaga de emprego.
Presente para VG
Dr. Roberto Barreto observa que a clínica Vida completa cinco anos, mas o presente na verdade é para os várzea-grandenses, que hoje não precisam mais atravessar a ponte para buscar serviços de saúde de qualidade em Cuiabá ou mesmo em outros estados.
“A Vida oferece uma grande diversidade de especialidades médicas, possui um moderno parque tecnológico para a realização de exames de imagens, um setor especializado em vacinas e um exclusivo para atender o público feminino”.
Dr. Roberto destaca ainda a parceria com a Oncolog, que hoje garante atendimento completo a pacientes com câncer, de consulta a exames e infusões. “E a Vida é a única de Mato Grosso que realiza check-up completo em um único lugar e em apenas um dia, garantindo comodidade e agilidade aos pacientes”.
Sustentabilidade
A Vida já foi concebida como uma empresa verde. O engenheiro responsável pelo projeto e diretor da clínica, Leonardo Slhessarenko, destaca o investimento permanente na estrutura e serviços que colocam a Vida como a empresa de saúde do amanhã.
Entre as medidas voltadas à sustentabilidade está a instalação de uma estação de tratamento de todo o efluente (esgoto) por meio de fossa séptica de última geração, filtro anaeróbico e caixa de tratamento. Além disto, a Vida tem uma cisterna para captação de água da chuva com capacidade de armazenamento de 50 mil litros e utilizada no paisagismo e todo estacionamento da clínica foi feito com uso de piso drenante para rápida absorção da água da chuva pelo solo.
Possui ainda uma usina de energia solar com placas fotovoltaicas de alto rendimento e a edificação conta com abertura em fendas, que permite exploração de luz natural no complexo, que tem mais de 3 mil lâmpadas led de baixo consumo.
A clínica ainda investiu na aquisição de um grupo gerador de última geração automatizado, que permite a disponibilidade de energia 7×24, ou seja, 07 dias na semana, 24 horas por dia para todo o complexo.
Uma estação de abastecimento de carros elétricos e híbridos, com auto geração de energia do abastecimento, através de placas de energia solar é disponibilizada gratuitamente pela Vida, que também dotada de estação de coleta seletiva de resíduos sólidos, com separação dos resíduos.
Este ano, a clínica substituiu as bolsas de tecido de algodão do Check-UP por bolsas confeccionadas a partir de sobras de persianas, mais uma contribuição para o meio ambiente e para a vida.