A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde agora conta com insuflador de CO2, técnica que elimina o desconforto nos pacientes após a realização do exame de colonoscopia, método que se tornou padrão no país e agora chega a Mato Grosso.
De acordo com o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, o uso de equipamento insuflador de dióxido de carbono (CO2) ao invés do ar ambiente para endoscopia gastrointestinal e colonoscopia não apenas distende efetivamente a área de trabalho para melhor visibilidade e acesso ao revestimento interno do trato digestivo, mas também minimiza o desconforto do paciente.
“Como o organismo não absorve o ar ambiente, o paciente acaba ficando com a barriga estufada, cheia de gases, o que não acontece com a insuflação de CO2”, observa.
O CO2 pode ser absorvido pelos tecidos e é expelido pelo sistema respiratório com facilidade, já que é um gás comum ao organismo humano. Ele também não é inflamável, uma vantagem para utilização em um local que possui equipamentos eletrocirúrgicos.
Além disso, um estudo realizado na Universidade de Brasília – UnB comprova que injetar CO2 não prejudica a cicatrização pós-cirúrgica.