Larissa Slhessarenko Ribeiro: ‘É preciso se reinventar, vivendo um dia de cada vez na busca do equilíbrio’

Larissa Slhessarenko Ribeiro: 'É preciso se reinventar, vivendo um dia de cada vez na busca do equilíbrio'

Estamos vivendo um tempo atípico, marcado por grande insegurança que está provocando abalo em todas as nossas dimensões humanas: física, emocional e espiritual.

É preciso se reinventar, vivendo um dia de cada vez na busca da harmonia/equilíbrio do que somos, visando acima de tudo o nosso cuidado e dos outros!

É necessário nos zelar, nos amar, nos acolher e se respeitar bem como ao próximo, afinal o fortalecimento de valores como empatia e solidariedade precisam ser vivenciadas.

Sabemos que não é fácil fazer esse movimento, mas também sabemos que toda mudança começa por nós! Comecemos, então!

Um vírus – algo invisível – que está se espalhando pelo mundo e nos levando a atitudes/rotinas diferentes do que estávamos acostumados.

O “invisível” causando fortes e pesadas marcas/sensações que estão preenchendo os vazios despertados por ele mesmo.

Sim, são muitas emoções em todos nós. Um turbilhão delas! O tempo está diferenciado e nós estamos diferentes também.

Nossas “defesas emocionais” estão sendo usadas em alta potência, pois fortes sentimentos estão sendo deflagrados em nossas vidas e isso nos coloca em estado de alerta praticamente o tempo todo.

Estou certa que temos e teremos muitas emoções a serem elaboradas/trabalhadas por nós mesmos e/ou com ajuda de profissionais médicos (psiquiatras) e psicólogos.

Sim, a vida está nos chamando para um renovo….um novo de novo, a nos pedir esperança, paciência, amor, fé, força, reinvenção! Estamos experimentando mudanças profundas no mundo e em nós e agora é a hora, como em muitas outras horas de nossas vidas também, mas neste momento está sendo mais que necessário o atendimento a esse chamado para nos revermos e assim vivermos melhor. Sim, temos um fato: o mundo não será como antes e nós também não seremos iguais (já agora e após a pandemia).

Não, não é simples pra nossa estrutura emocional, entender que tudo mudou e muito rápido. Então, calma! Cuidado com o excesso de cobranças! Com essas muitas novas atribuições que o universo nos tem dado, dúvidas, questionamentos estão surgindo em alta velocidade exigindo novas formas de se fazer as coisas; um novo “olhar” e tudo isso nos agiganta e apequena ao mesmo tempo. É um misto de angústia e força que nos eleva/amadurece e ao mesmo tempo nos coloca frente a frente às nossas fragilidades/impotências e finitude. Sim, somos finitos, mas podemos ser eternos em nossa existência!

É um tempo em que vários se sentem “perdidos”, pois muito do que tem e/ou tinham como sendo  certezas na vida, estão sendo questionadas. O mundo está mais incerto, busquemos o que temos de certo: nós no dia de hoje! Que consigamos encontrar o equilíbrio, fazendo boas escolhas de como viver o agora, o hoje!

Desejo que esta pausa universal externa seja interna também, servindo para nos aproximarmos mais de nossa essência! Autoconhecimento!

Repito: Nada fácil, mas é possível buscar essas alternativas.

É a mesma “tormenta” que atormenta a todos! A pandemia nos iguala por ser a mesma no mundo e ao mesmo tempo nos diferencia, pois a vivenciamos de diferentes formas, fazendo com que tenhamos melhores ou piores comportamentos, dependendo da história de vida de cada um, o que inclui: condições materiais que se tem; condições financeiras; saúde do corpo e emocional; registros de formas de agir/reagir aos fatos que nos acontecem (positivos e negativos), entre outros.

Sabedoria ….sejamos sábios e usemos bem o conhecimento/vivência que temos.

Desejo que cada um consiga fazer o seu melhor buscando seus caminhos em forma de cuidado, de paz, de amor, de harmonia e crescimento diante dessa situação. Quanto às questões que podem fugir do controle pessoal e estar afligindo muito os pensamentos, sentimentos e comportamentos, que encontremos ajuda através de médicos (orientações médicas) e/ou através de psicólogos.

Ressaltando que existem também  outros fatores que contribuem muito para o bem estar, como: família; boas companhias/amigos (mesmo que a distância manter essas relações); a religião (fé); fazer algo que ocupe o tempo de forma prazerosa; alguma habilidade que tenha ou criar habilidades dentro do que é possível; interagir com animais e plantas (caso tenham), tudo dentro da realidade que estamos vivendo que requer é claro, muitos cuidados!!

A Atividade física ajuda muito, mesmo que dentro de casa, no quintal ou na varanda do apartamento. E sendo muito pequeno o espaço que você se encontra, busque orientação com algum profissional habilitado sobre como fazer algo que lhe ajude por esses dias na condição que está tendo, para que você viva essa situação fazendo um melhor enfrentamento.

Cante…

Ore…Agradeça…

Fortalecer as emoções e o corpo, é um desafio imprescindível, nesse momento que por si só já é desafiador!

Precisamos aprender a VIVER!

Faça a sua parte!

Vamos firmes no combate à COVID-19!

Larissa Slhessarenko Ribeiro é psicóloga e integra a equipe de profissionais da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Paulo Slhessarenko Ribeiro
João Paulo Slhessarenko Ribeiro
2 meses atrás

👏🏻❤️😘

Silvia
2 meses atrás

Sim minha amiga, um novo olhar e nova forma de viver…tempo de mudanças e oportunidade de cada um fazer de forma independente
Como você disse:momento atipico.
Propício à inovação.

Eula
Eula
2 meses atrás

Parabéns amiga, vc é dez!!🥰🥰🥰😍😍😍❤️❤️❤️

Roseli
Roseli
2 meses atrás

Parabéns minha querida Larissa! Força! Fé e Alegria! Seu txt foi um bálsamo para nós! Reflexão nesse momento é muito nutitivo. Fico feliz por vc! T amo! Bjs Roseli
Quero convidá-la a participar de um Círculo virtual comigo! Topas???? Bjbjbjbj

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica