Urologista da Vida fala sobre papel do estudo urodinâmico no diagnóstico de problemas na bexiga

Urologista da Vida fala sobre papel do estudo urodinâmico no diagnóstico de problemas na bexiga

Homens e mulheres, sendo adulto ou criança, podem apresentar problemas de saúde na hora de urinar. A urologista Vanessa Guimarães, da Clínica Vida Diangnóstico e Saúde, explica que em muitos casos é utilizado um estudo urodinâmico para avaliar o funcionamento da região da bexiga.

“Inicialmente precisamos falar sobre a produção da urina, que começa nos rins. Todo o nosso sangue, quando é filtrado, passa pelo rim, e as impurezas são drenadas do rim através dos ureteres até chegar na bexiga”, explica a médica.

Ao chegar na bexiga, onde há vários receptores da região colo vesical, dependendo da quantidade de alimentos, dos nutrientes que possui, acontece uma combinação química na bexiga e a partir de um comando cerebral acontece o momento adequado da micção.

“Quem controla todo o processo de urinar é o cérebro. Na bexiga tem receptores, então dependendo do tipo de alimentação e do estímulo do cérebro, a micção sai perfeitamente”, afirma a urologista.

Pacientes que já realizaram alguma cirurgia para conter o fluxo urinário e continua perdendo a urina, necessita de uma investigação mais aprofundada. Pacientes que também vão ao banheiro com muito frequência, e acordam mais de duas vezes por noite para ir ao banheiro, também devem ficar em alerta.

No caso das mulheres, o estudo urodinâmico é indicado em casos de incontinência urinária, quando se perde o xixi de forma involuntária. Também quando elas passam pelo parto vaginal, que interfere na produção de colágeno do períneo e consequentemente no controle da micção.

Os homens precisam ficar em alerta com a próstata. Conforme vão envelhecendo, o órgão vai aumentando de tamanho e passar a interferir na qualidade de vida do homem, pois dificulta a saída da urina e sua drenagem adequada.

“O homem começa a acordar várias vezes para fazer xixi, começar a fazer com esforço, usa a barriga para aperta que a urina consiga sair. O estudo urodinâmico pode ser indicado antes do procedimento de raspagem da próstata, que é a ressecção transuretral (RTU). O urologista responsável pelo paciente pode verificar que há alguma obstrução e indicar uma cirurgia”.

Urologista da Vida fala sobre papel do estudo urodinâmico no diagnóstico de problemas na bexiga
O estudo urodinâmico consegue identificar e avaliar as possíveis disfunções miccionais e é realizado em qualquer pessoa

No caso das crianças, Vanessa Guimarães se refere tanto aos bebês quanto as crianças mais velhas para realizarem o exame. Há pacientes que nascem com problemas congênitos da coluna e não conseguem urinar de forma espontânea ou apresentam dificuldades.

A urologista também acrescenta que crianças mais velhas que ainda fazem xixi na cama ou várias vezes ao dia, podem precisar de uma avaliação para saber o que está acontecendo.

Mas afinal, o que é estudo urodinâmico?

Vanessa Guimarães explica que este exame é relativamente novo, surgiu em meados dos anos 1980. O estudo urodinâmico consegue identificar e avaliar as possíveis disfunções miccionais e é realizado em qualquer pessoa.

“Ele é como se fosse um eletro da região do períneo, da bexiga…Como é o cérebro que controla a micção, preciso colocar um eletrodo dentro da bexiga para verificar se ela contrai e relaxa perfeitamente”, esclarece a urologista.

A médica explica que ao chegar no consultório, o paciente relata suas queixas e faz um exame que é a coleta da urina em um reservatório adequado. Em sequencia ele irá limpar o genital e se deitar. O médico irá introduzir um eletrodo, que varia entre 10 cm e 20 cm, dentro da bexiga.

“É assim que verificamos se as contrações, oriundas do controle cerebral, estão adequadas dentro da bexiga e se está tendo um bom funcionamento. Depois colocamos dentro do ânus, por causa do períneo, é pequeno, sem inconvenientes, assim monitoramos se já contração ou relaxamento para que xixi flua tranquilamente”.

O estudo urodinâmico é realizado da mesma forma em crianças e adultos. Guimarães ressalta que diante de qualquer dificuldade na micção da urina, o paciente…

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica