Patologista explica período de permanência do vírus da Covid-19 no corpo

Patologista explica período de permanência do vírus da Covid-19 no corpo

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) devem manter o isolamento social rigoroso até que esteja curada, mesmo que os sintomas da doença sejam leves. Isto porque, de acordo com a médica e patologista Natasha Slhessarenko, o vírus fica ativo no corpo dois dias antes de começar a manifestar os sintomas e dura até 14 dias após essa manifestação.

Os principais sintomas da Covid-19, de acordo com a especialista, são a coriza, dor no corpo, na cabeça e na garganta, tosse, mal estar, febre, diarreia e náusea.

“A partir do momento em que o individuo apresenta sintomas, ele está eliminando o vírus. Mesmo em pacientes sem os sintomas, também pode ocorrer essa eliminação”.

Slhessarenko observa que pessoas que não apresentam sintomas transmitem o vírus, mas menos do que os sintomáticos. Isso ocorre porque o vírus é transmitido através das gotículas da saliva, tosse, espirro e coriza.

“Se o indivíduo não apresenta sintomas, ele não vai expelir as gotículas, mas ele pode coçar o nariz e colocar a mão em algo e isso vai deixar o vírus naquele lugar. Quando outra pessoa colocar a mão, ela pode ser infectada”, explica Slhessarenko.

A médica também esclarece que pacientes com quadros mais graves da Covid-19 tem uma maior carga viral e transmitem por mais tempo o vírus. Pessoas entubadas, em ventilação mecânica, com ajuda de aparelhos, passam mais tempo eliminando o vírus e demoram mais para começar a produzir anticorpos. Foi detectado que esses pacientes têm um atraso para criar imunidade.

Sobre isolamento e exames

Natasha Slhessarenko destaca que as recomendações do Ministério da Saúde são de que só é seguro sair do isolamento 14 dias após o início dos sintomas e três dias sem qualquer sintoma.

“O que faz o individuo poder sair do isolamento não é um resultado de exame, mas sim a presença ou não de sintomas”, ressalta.

Patologista explica período de permanência do vírus da Covid-19 no corpo

Slhessarenko diz que não é importante realizar um teste para saber se o paciente está curado da Covid-19. Quando o paciente apresenta os sintomas é realizado o teste de eleição, que é o PCR ou o teste rápido.

Em ambos os exames o material é coletado com um cotonete na narina. Ele é feito preferencialmente em indivíduos que estão entre o segundo e o sétimo dia de sintomas. Quando os sintomas passam, é possível realizar a sorologia, coleta comum do sangue, para saber se o paciente desenvolveu os anticorpos da doença.

“O PCR é uma técnica que amplifica um pedacinho do vírus, portanto não precisa do vírus inteiro para o resultado ser positivo. Se o paciente testar positivo após uma, duas ou três semanas após o fim dos sintomas, pode ser apenas restos virais que não causam mais a doença”, informa a especialista

Esse é o motivo da médica não recomendar um novo exame para saber se ainda se está doente, mas ela recomenda para ser feito a busca por anticorpos três semanas depois do fim dos sintomas.

“O teste que der positivo para anticorpos não garante que o individuo esteja imune, apesar de alguns estudos indicarem isso. É importante ressaltar que a doença e nova e há muito para ser descoberto”, finaliza.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fale Conosco

Ressonância Magnética, incluindo a Ressonância Cardíaca
Tomografia Computadorizada – Ultrassonografia
Mamografia – RX, Equipamentos com mínima irradiação

Endoscopia – Colonoscopia – Retossigmoidoscopia –
Ecoendoscopia

Anestesiologia – Cardiologia – Cirurgia Geral – Cirurgia Oncológica – Cirurgia Pediátrica – Cirurgia Plástica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Coloproctologia – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Hepatologia – Infectologia – Mastologia – Medicina de Família – Nutrição – Neurologia – Neurocirurgia – Neuropediatria – Obstetrícia – Ortopedia – Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Patologia Clínica – Pediatria – Pneumologia – Psicologia – Psiquiatria – Reumatologia – Urologia

Ortopedia e Traumatologia – Especialidades Joelho, Quadril, Coluna, Ombro e Cotovelo – Ortopedia Pediátrica

Para sua melhor comodidade,
levamos as vacinas até sua
casa, condomínio, empresa,
escola e hospitais, seguindo
padrões rígidos de controle
de temperatura e de qualidade.
Utilizamos em nossas aplicações
de vacinas a tecnologia
Cool-Pulse™ (dispositivo Buzzy™),
para redução da dor durante o
procedimento.

Consultas com Médicos Especializados – Exames de Audição (surdez) – Exames para Labirintite (tontura) Testes para Alergia Respiratória – Teste da Orelhinha Vídeo Nasofibroscopia – Vídeo Laringoscopia (cordas vocais) Vídeo Estroboscopia Laríngea – Avaliação Funcional da Deglutinação
Cintilografia Óssea – Cintilografia Óssea Trifásica Cintilografia do Miocárdio – Cintilografia Renal Cintilografia Cerebral – Cintilografia de Tireoide Cintilografia Pulmonar – Cintilografia com Gálio Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico Cintilografia de Paratireoide – Cintilografia das Glândulas Salivares – Cintilografia de Viabilidade Miocárdica