Clínica Vida promove palestra sobre câncer de mama para colaboradores e pacientes

A Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, sediada em Várzea Grande, realizou uma palestra sobre câncer de mama com a médica radiologista Dra. Hilda Menna Barreto para colaboradores e pacientes. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento da doença.

Dra. Hilda Barreto destacou que o diagnóstico precoce e preciso do câncer de mama desempenha um papel fundamental para a redução da mortalidade e melhora do prognóstico desta doença.

De acordo com a médica radiologista, a estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar alterações sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica).

Toda mulher deve realizar o rastreamento mamográfico uma vez por ano a partir dos quarenta anos de idade. A mamografia é muito importante para o diagnóstico precoce e facilitação do tratamento do câncer de mama.

Por outro lado, Dra. Hilda observou que ações de prevenção do câncer, em especial promoção da atividade física, podem ser extremamente eficazes para tornar a vida das pessoas mais saudável.

“A necessidade de adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças”.

Um grupo de representantes do MT Mamma participou da palestra promovida pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, entre elas a Lígia, de 53 anos, que teve câncer de mama em 2016.

“Hoje está curada, mas tive que fazer a retirada total de uma das mamas. Fiz o autoexame, porém não detectei nada por conta do tamanho da minha mama. Fiz a mamografia e descobri o câncer. Quando o diagnóstico precoce chega a 90% a chance de cura. Não podemos deixar de fazer a mamografia porque ele tem 100% de acerto”, alertou Lígia.

Mais fotos AQUI.