Em 2021, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 05 de junho, tem como tema a “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”, um chamado urgente para reavivar nossos ecossistemas danificados em busca do cumprimento da Agenda 2030.
Em Várzea Grande, a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, lembra a data contabilizando os investimentos que a caracterizam como “empresa verde”, focada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A pediatra e patologista Natasha Slhessarenko, responsável técnica da Vida, lembra que a sustentabilidade integra um dos cinco pilares da atenção integral à saúde praticados na clínica. Os outros quatro são educação em saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento.
“Estes pilares vêm ao encontro dos 17 objetivos do milênio, que consiste em um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, ressalta a médica.
E dentro desse contexto, a Vida foi construída com base nos modelos de sustentabilidade. A clínica conta com uma estação subterrânea de tratamento de resíduo com mais de 50 mil litros, sistema de energia solar, captação de água da chuva para a utilização na jardinagem, separação de lixo, lâmpadas de LED com altíssima eficiência, e, mais recentemente, instalou uma estação de carregamento gratuito de carro elétrico e híbrido.
“Um dos objetivos do milênio é garantir a sustentabilidade ambiental, e estamos buscando dar a nossa contribuição em favor do bem-estar comum de toda a sociedade”, afirma Dra. Natasha Slhessarenko.
A patologista cita outro objetivo do desenvolvimento sustentável que é saúde e bem estar, e onde está incluído o combate a doenças mortais que vem destruindo gerações em todo o mundo, situação vivida atualmente com a pandemia do novo coronavírus.
“Logo que foi confirmada a pandemia, criamos um plano de enfrentamento à Covid-19, de maneira a garantir a manutenção dos serviços de saúde e ao mesmo tempo segurança para os profissionais da saúde, colaboradores e para os clientes”, relata, destacando o esforço de toda a equipe no combate a esta doença que já tirou a vida de quase 500 mil brasileiros e milhares no mundo inteiro.
A Vida Diagnóstico e Saúde também criou o Cartão Vida Fidelidade, que permite a pessoas que não tem condições de pagar plano de saúde o acesso aos mesmos serviços a partir de uma taxa mínima mensal. “É uma outra maneira que encontramos de contribuir com a promoção da saúde, engajados no desenvolvimento sustentável”, acrescenta Dra. Natasha Slhessarenko.
A ONU, por meio de discussões na Assembleia Geral, estabeleceu, em 2015, 17 metas globais para os próximos 15 anos, chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Naquele ano, 193 líderes mundiais se comprometeram em enfrentar os problemas mundiais tal como organizados pela ONU, assinando a Resolução 70/1.
O documento com a resolução, intitulado “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, descreve os 17 objetivos gerais e 169 metas a serem alcançadas pelos países até 2030, configurando uma nova Agenda Universal.
A Agenda 2030 busca equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) de forma integrada e indivisível, pensando no futuro da humanidade, mas também do planeta.