90% dos casos de câncer de pulmão tem relação com tabagismo

Por Dr. Clóvis Botelho

Os principais fatores desencadeantes do câncer de pulmão é a genética da pessoa, onde a pessoa nasce com essa propensão a ter câncer e 90% dos casos de câncer no pulmão tem relação com o tabagismo. Tanto fumante ativo quanto o passivo. Qualquer forma de tabagismo, não só o cigarro tradicional, mas todas as formas do uso do tabaco estão relacionadas com o câncer de pulmão.

Naturalmente, na maioria das vezes ninguém sabe se tem propensão ou não e geralmente essas pessoas que têm a genética tem mais alguém na família com histórico de câncer.

Para prevenção do câncer de pulmão é principalmente a pessoa não ser fumante ativo e nem passivo, nem conviver com pessoas que fumam.

Se a pessoa fizer isso, já é um grande fator de prevenção. Agora, se a pessoa tem uma carga genética muito grande, as medidas preventivas seriam os exames periódicos que as pessoas fazem para ver se tem alguma coisa e, também, se atentem aos sintomas.

Os principais sintomas que apresentam no câncer são a tosse crônica, o emagrecimento e a tosse com catarro. O problema é que esses sintomas aparecem tardiamente. Então, aquelas pessoas que são diagnosticadas através dos sintomas geralmente estão com o câncer muito avançado, e é por isso que esse tipo de câncer tem alta taxa de mortalidade.

O ideal seria quem tem propensão e que fuma, ou já foi fumante, fazer exames periódicos com seu médico para detectar a doença o mais precoce possível.

E o câncer de pulmão tem cura, sim, se for diagnosticado na fase inicial, quando a doença não está invadindo nenhum tecido fora do órgão. Para isso existem os procedimentos cirúrgicos para a retirada do tumor com ou sem quimioterapia ou radioterapia.

Hoje muitos são controlados por quimioterapia, mas o procedimento ideal é o cirúrgico antes. Naturalmente, o pneumologista ou oncologista vai fazer todos os exames para ver se não tem metástases, acompanhar esse paciente durante vários anos para afirmar que realmente teve cura, que aumentaram muito nos últimos anos com as novas tecnologias de medicamentos, como, por exemplo, a quimioterapia específica para certos tipos de tumores.

O tema deste artigo está relacionado ao Agosto Branco, campanha de prevenção ao câncer de pulmão e ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto.

Dr. Clóvis Botelho é pneumologista, professor universitário e integra a equipe da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde